Esqueiros inaugura requalificação e alargamento do cemitério
Updated on 16/08/2017Esqueiros inaugurou, esta terça-feira, as obras de requalificação e alargamento do cemitério local que passa agora a contar com mais 53 lugares de sepultura.
A obra de requalificação e alargamento do cemitério de Esqueiros veio somar-se às anteriores intervenções de requalificação da Igreja Paroquial e do respetivo adro, conferindo, assim, elevada dignidade a este espaço central da vida religiosa e cívica desta antiga freguesia que integra agora a União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós.
Depois de benzido o novo espaço, pelo Reverendo Padre Carlos Lopes, e de descerrada a lápide que assinala a obra realizada, seguiu-se o momento das intervenções das individualidades presentes.
O Pe. Carlos Lopes manifestou o seu agrado “pelo campo santo que ficou tão belo e digno”, confessou que “a falta de espaço para novas sepulturas estava já a ser motivo de alguma preocupação” e, dirigindo-se a todos quantos contribuíram para a obra, enfatizou um “bem haja por terem unido esforços para esta requalificação”.
Também o Presidente da Junta da União de Freguesias de Esqueiros, Nevogilde e Travassós, Vítor Mota, considerou que “foi muito significativo o esforço feito para a ampliação do cemitério, num terreno que estava desaproveitado”, tendo ficado “um espaço digno”.
O Edil sublinhou que, “com as 53 campas criadas, o problema do espaço, no cemitério, fica resolvido para os próximos 50 ou 100 anos” e admitiu que “a obra só foi possível, mais uma vez, como tem acontecido ao longo destes 12 anos em que estou na Junta de Freguesia, graças à colaboração do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde”.
Vítor Mota referiu que “o Dr. António Vilela tem colaborado com a Junta em todos os projetos, nomeadamente na requalificação da Igreja e do Adro” e acrescentou: “conto também com o apoio do Sr. Presidente da Câmara para a requalificação da Casa Paroquial de Travassós e para o arranjo do telhado da Casa Paroquial de Esqueiros”.
A fechar as intervenções, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde. Dr. António Vilela, referiu que esta obra era mais um claro sinal de “respeito pelo património que deve ser preservado e valorizado” e lembrou que “quase todos os cemitérios do concelho foram já requalificados e ampliados e quase todos os adros e igrejas foram intervencionados, porque Vila Verde sabe o que quer e sabe dar o devido valor a tudo o que contribui para o seu efetivo desenvolvimento”.
O Dr. António Vilela considerou que “estas obras revelam respeito pelos que partiram e são também uma forma de dignificar o muito que fizeram na sua passagem pela vida terrena.”
O mesmo Edil relevou “as parcerias fortes com as Juntas de Freguesias, com os Párocos e com as Fábricas da Igreja e a mobilização das pessoas”, não duvidando que “o caminho a percorrer é o da união de todos para que as freguesias possam continuar a respirar crescimento e desenvolvimento.”
O Presidente da Câmara garantiu ainda que “o Município de Vila Verde vai continuar a apoiar as dinâmicas das Juntas de Freguesia e das instituições locais” e que “as obras de que o Presidente da Junta falou terão a colaboração da Câmara Municipal.”