Município de Vila Verde expõe trabalhos do projeto ‘Escola + Verde’, que envolve todos os estabelecimentos escolares do concelho
O Município de Vila Verde inaugurou hoje a exposição “Espantalhos”, criada no âmbito do projeto ‘Escola + Verde’. Patente ao público nos Paços do Concelho, a iniciativa incorpora dezenas de trabalhos representativos de todos os estabelecimentos escolares do concelho, com recurso a materiais de desperdício.
“É uma verdadeira mostra da criatividade dos nossos alunos e da excelência do trabalho que é desenvolvido nas escolas do concelho, com uma forte componente de sensibilização e envolvência comunitária para as questões do ambiente e sustentabilidade do território e da qualidade de vida das nossas populações”, afirmou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
Na inauguração da exposição, a autarca destacou “a originalidade, o empreendedorismo e a capacidade de realização” dos diferentes parceiros, num trabalho em rede que conta com todos os estabelecimentos de ensino básico e jardins de infância do concelho, assim como com o apoio dos serviços de educação e de ambiente do Município.
No âmbito do projeto “Escola + Verde”, Júlia Fernandes agradeceu “a dedicação e o trabalho de todos”, nomeadamente os professores, educadores e crianças, que tornaram possível a criação de “magníficas obras, com espantalhos extremamente divertidos e, sobretudo, amigos do ambiente”.
A presidente da Câmara fez questão de recordar “o imaginário dos espantalhos, fortemente associado ao contexto da vida familiar no mundo rural”, o que contribui para reforçar a mobilização da sociedade – e especialmente da população vilaverdense – para as questões ambientais.
A inauguração da exposição, que se manterá patente ao público até 30 de junho, contou com a presença do vereador da educação, Manuel Lopes, e responsáveis dos agrupamentos de escolas de Vila Verde, de Prado e de Moure e Ribeira do Neiva.
O projeto ‘Escola + Verde’, iniciado há 13 anos, é uma iniciativa pioneira, desenvolvida pelo Município de Vila Verde. Além de constituir um valioso contributo para a melhoria da gestão ambiental dentro do espaço escolar, contribui para a mudança de atitudes relativamente ao ambiente familiar e restante comunidade, na busca de soluções mais sustentáveis.
Município de Vila Verde, 07.06.2022