Energia elétrica reforçada em Cabanelas, Freiriz e Turiz
Atualizado em 06/02/2024. E-Redes instala três novos postos de transformação no concelho de Vila Verde
. Investimento de 150 mil euros integra plano de reforço da rede
Com vista a superar necessidades crescentes sobre a rede de energia elétrica, a E-Redes acaba de concluir a instalação de três novos pontos de transformação (PTD) para reforçar o serviço em zonas das freguesias de Cabanelas, Freiriz e Turiz, no concelho de Vila Verde.
Numa intervenção concertada com o Município de Vila Verde, a E-Redes – empresa do grupo EDP responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental – assume o compromisso de prosseguir um plano de otimização da qualidade de serviço e eficiência energética no concelho.
Os índices de crescimento positivo e a forte dinâmica social e económica do concelho estão a aumentar significativamente a pressão sobre as capacidades da rede instalada do fornecimento de energia, o que está a ‘obrigar’ a E-Redes a um esforço suplementar para responder a novos pedidos e reclamações de falhas do serviço.
Os novos PTD em Cabanelas, Freiriz e Turiz representam um investimento de cerca de 150 mil euros. Segundo a E-Redes, estas estruturas “reforçam a qualidade, a capacidade e a resiliência do serviço, assim como garantem disponibilidade de potência para responder a novas solicitações de energia elétrica, para as zonas em causa”.
As infraestruturas asseguram uma potência conjunta de 360 kVA e dispõem de ramais de Média Tensão (MT) de 500 metros de comprimento, com impacto direto em cerca de 120 habitações. A rede de baixa tensão (BT) na zona foi reforçada numa extensão aproximada de 1300 metros, o que implicou a instalação ou substituição de 18 apoios de BT.
Em visita às novas infraestruturas, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, destacou a importância do investimento para assegurar melhor acesso da população à energia elétrica, com extrema importância para a segurança e a qualidade de vida das famílias abrangidas.
A autarca destacou que foram já solicitados novos investimentos para reforço da rede de energia em diferentes pontos do concelho, mostrando-se esperançada na capacidade da E-Redes para acelerar a modernização e ampliação da capacidade da rede, de forma a satisfazer pedidos de moradores e empresas.
Acompanhada pelo vereador Patrício Araújo, a presidente da Câmara agradeceu a colaboração e o empenho dos responsáveis da E-Redes, empresa que esteve representada por Francisco Campilho, Miguel Pinto e Joaquim Cerqueira.