Educação: mola impulsionadora do desenvolvimento
Atualizado em 24/09/2024Ministro da Educação, Ciência e Inovação presidiu à inauguração das requalificações das EB da Vila de Prado e de Vila Verde
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, presidiu à inauguração das obras de requalificação e modernização das Escolas Básicas da Vila de Prado e de Vila Verde. O governante foi recebido em ambiente de festa e momentos artísticos que evidenciaram o ensino de excelência que é assegurado nas escolas do concelho.
Foi “um dia feliz e de afirmação de uma prioridade central do Município de Vila Verde: a educação”, como sublinhou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, que não deixou também de apontar os esforços em curso para novos investimentos que garantam ainda melhores condições para os alunos e professores, assim como restante comunidade educativa.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação exprimiu, com entusiasmo, a satisfação pelo ambiente humano e pelo resultado das intervenções nas duas escolas dos 2º e 3º ciclos. “Estes momentos resultam de muitos anos de trabalho e do esforço de várias pessoas e instituições”, afirmou Fernando Alexandre, lembrando a importância “da articulação entre o Governo Central, as autarquias e a direção das escolas”.
O governante sublinhou que este trabalho de cooperação “é essencial e vai ser cada vez mais importante, porque são as autarquias quem está mais próximo dos problemas e têm a capacidade de mobilizar as vontades, os recursos para garantir que todas as condições estão reunidas para que a educação cumpra a sua missão”.
Nesse âmbito, fez questão de apontar que “em Vila Verde temos esse exemplo muito claro”. Enalteceu o “enorme comprometimento do Município com a educação, elegendo-a como prioridade”.
Aas obras de requalificação das duas escolas representaram um investimento global superior a três milhões de euros, com financiamento em cerca de 85% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional Norte 2020. Os restantes 15% foram assumidos pela Câmara Municipal e pelo Ministério da Educação.
A EB da Vila de Prado recebeu um investimento de 1,422 milhões de euros, enquanto a intervenção na EB de Vila Verde custou 1,483 milhões de euros. A estes valores acrescem cerca de 200 mil euros assumidos pelo Município de Vila Verde em melhorias complementares nas duas escolas, como a climatização.
Na apresentação dos investimentos, a presidente da Câmara reiterou a aposta na educação como “pilar estruturante” no processo de desenvolvimento do concelho, sustentando que “a educação é mola impulsionadora do desenvolvimento e prosperidade do nosso território, de olhos postos numa escola mais humanista e inclusiva”.
“Trabalhamos todos os dias por uma escola cada vez melhor, para termos melhores alunos e alunas, e um concelho cada vez mais forte e desenvolvido”, concluiu Júlia Rodrigues Fernandes.
Município de Vila Verde, 2024-09-23