O Posto de Turismo de Braga, no centro da cidade, abriu hoje uma exposição alusiva aos Lenços de Namorados de Vila Verde, numa iniciativa marcada também pela apresentação de novos produtos associados à marca Namorar Portugal, da autoria das criadoras artesãs Elisabete Dias e Cátia Rascão.
Na cerimónia que teve lugar na Loja Interativa de Turismo de Braga, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e o vereador bracarense Altino Bessa destacaram a capacidade do projeto Namorar Portugal conseguir alargar cada vez mais o alcance geográfico, não apenas ao nível da comercialização e afirmação das tradições, mas também dos produtores associados.
Loja Interativa de Turismo de Braga mostra produtos inspirados nos Lenços de Namorados de Vila Verde
Acessórios de moda em estanho, como brincos e colares, foram apresentados por Elisabete Dias, de Amares, que desta vez decidiu apostar “em formas mais geométricas e mais simples”, nascidas dos sempre novos e diferentes desenhos que comprovam a originalidade.
Cátia Rascão – vencedora da última edição do Concurso Internacional de Criadores de Moda – aposta em quadros decorativos, com bordados que apresentam vários significados das mãos, como o amor, a amizade ou a inclusão.
A presidente da Câmara de Vila Verde sublinhou “a criatividade e o empreendedorismo” das produtoras, que contribuem de forma decisiva para o “sucesso da estratégica Namorar Portugal, uma marca territorial do Município de Vila Verde assente na potenciação das tradições através da inovação”.
A modernidade das produções, tendo como princípio basilar a qualidade e a essência dos motivos inspiradores dos Lenços de Namorados, foi apontada como uma referência do trabalho que deve ser feito para a valorização das tradições, como reconheceu o autarca bracarenses Altino Bessa.
Nesta cerimónia integrada na programação do Mês do Romance e que contou com animação da Academia de Música de Vila Verde, Júlia Fernandes destacou ainda a diversificação e a crescente variedade dos produtos Namorar Portugal, que tem já cerca de 70 parceiros e centenas de produtos, com impacto cada vez mais forte na dinamização económica, para além da dimensão cultural e artística.