DIA DO CONCELHO – Vila Verde é um concelho mais moderno, mais desenvolvido e muito mais apelativo
Updated on 25/10/2017O Município de Vila Verde assinalou ontem, 24 de outubro, as comemorações do 162º Fundação do Concelho de Vila Verde, com a realização de uma sessão solene marcada por um Concerto de Música que contou com atuações das escolas de Música do Concelho, nomeadamente Academia de Música de Vila Verde, Escola de Música da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Escola de Música da Casa do Povo da Ribeira do Neiva e Verde Tuna Municipal dos Funcionários do Município de Vila Verde.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, realçou na sua intervenção o trabalho desenvolvido em prol de um concelho mais moderno, mais desenvolvido e muito mais apelativo salientando“Neste dia em que o Concelho de Vila Verde comemora 162 anos de uma fecunda existência, este é o momento de olhamos para trás com grande orgulho na obra feita por todos os Vilaverdenses ao longo dos anos nas diferentes áreas, mas este é também um momento oportuno para podermos refletir sobre o presente e perspetivar o futuro”.
O autarca focou na sua intervenção que “Este é um tempo de união…temos a responsabilidade de deixar um Concelho melhor. Vila Verde possui grandes instituições e associações imbuídas de um enorme sentido de serviço público que, cada uma na sua área especifica de intervenção, são também grandes obreiras e responsáveis pelo salto qualitativo que o concelho conheceu no sentido do desenvolvimento e da modernidade.”
O edil assinalou os importantes contributos das juntas, associações, clubes e diferentes organismos públicos e privados na afirmação e desenvolvimento do Concelho, destacando os investimentos nas freguesias “Vila Verde tem um parque escolar renovado e à altura dos desafios de um ensino moderno e de excelente qualidade. Realizaram-se fortes investimentos em equipamentos de desporto e lazer e vamos avançar com a aposta na valorização das zonas ribeirinhas”.
Na sua intervenção o Presidente da Câmara continuou “Vila Verde é o concelho do país com maior esperança média de vida, (81 anos) é para nós uma grande satisfação viver num concelho onde as pessoas vivem mais tempo.”
O autarca presseguiu aludindo que “Vila Verde é um concelho com índices de crescimento económico acima da média nacional, na ordem dos 3 por cento. Vila Verde encontra-se entre os concelhos com maior dinâmica económica do distrito e do país nos últimos quatro anos foram criadas no concelho de Vila Verde 585 empresas, mais de 12 empresas por 1000 habitantes entre 2013 e 2017 e o crescimento económico atingiu os 3% um valor claramente acima da média nacional”.