DIA DO CONCELHO – Exposição evoca centenário de figura ímpar do Republicanismo de Vila Verde “MANUEL JOSÉ DE OLIVEIRA (Marrancos, 1877- Braga, 1918)”
Atualizado em 24/10/2018No âmbito das comemorações do 163 º aniversário da fundação do concelho de Vila Verde, que se assinalou ontem, dia 24 de outubro, realizou-se a inauguração da Exposição “MANUEL JOSÉ DE OLIVEIRA (Marrancos, 1877- Braga, 1918)”, na Biblioteca Prof. Machado Vilela de Vila Verde.
A exposição está patente ao público até dia 29 de novembro e evoca o centenário desta figura ímpar do republicanismo de Vila Verde e o importante papel que também o seu pai e irmãos tiveram na vida política local, regional e nacional.
A ideia de criar esta merecida homenagem no concelho, partiu da Drª Manuela Barreto Nunes, que decidiu recordar a vida deste vilaverdense, nascido em Marrancos em 1877, destacado enquanto médico e político da Primeira República Portuguesa.
Manuel José de Oliveira foi por duas vezes Vereador da Câmara Municipal de Vila Verde e seu irmão, Joaquim de Oliveira, foi Ministro da República.
O Presidente da Câmara de Vila Verde, Dr. António Vilela, agradeceu a composição do espólio, referindo que «a nossa história faz-se com pessoas e de pessoas».
«Manuel de Oliveira e a sua família fazem parte da história do concelho de Vila Verde de uma forma muito importante e muito positiva, tendo promovido sempre o bom nome da nossa terra», afirmou o edil
O autarca sublinhou ainda que «se há uma coisa que nós gostamos é de preservar a memória dos nossos antepassados e perceber aquilo que está na matriz e na identidade dos vilaverdenses, assim como o que fizeram pelo concelho e pelas pessoas».
António Vilela rematou afirmando que «Manuel de Oliveira, um grande político e estudioso, é talvez uma das maiores personalidades do nosso concelho. É importante que estas referências não caiam no esquecimento da geração atual».
Nas suas palavras aos convidados, a Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, frisou que «esta é também uma forma de elogiarmos e homenagearmos os “nossos maiores”, aqueles que tiveram um papel de muita responsabilidade na construção da história do nosso concelho».
José Alberto Bacelar, familiar de Manuel Oliveira, esteve presente na inauguração e aproveitou para agradecer ao Município de Vila Verde a criação desta homenagem na terra que o viu nascer.
«Manuel de Oliveira foi um homem brilhante do seu tempo e que muito nos honra ter na família. É a primeira vez que esta personalidade é homenageada em Vila Verde», frisou
A exposição contempla um conjunto de material cedido pela família de Manuel de Oliveira, fotografias, notícias da época, estudos criados pelo homenageado, entre outras recordações de enorme relevo.
Manuel José de Oliveira assumiu-se como grande defensor do republicanismo, tendo sido também Governador Civil de Braga e administrador da Câmara de Ponte de Lima logo aquando da instauração da República.
Vale a pena visitar a exposição e conhecer o legado deste grande senhor da nossa história.
Município de Vila Verde, 24.10.2018