O Município de Vila Verde comemorou hoje, 21 de março, o Dia da Árvore e o Dia Mundial da Poesia com um conjunto de iniciativas de caráter lúdico e pedagógico que envolveu os alunos da Escola Secundária de Vila Verde. A celebração das efemérides iniciou com uma oficina “Técnicas de plantação de árvores” onde um grupo de alunos procedeu à plantação de árvores de fruto nos jardins daquele estabelecimento de ensino. Durante a plantação de árvores houve a declamação de poemas e foram oferecidos livros de poesia. Aos alunos que participaram nesta ação a autarquia ofereceu árvores autóctones para as plantarem nos jardins das suas casas.
Esta iniciativa insere-se no programa Março, Mês do Ambiente, e contou com a presença da Vereadora da Educação, Dra. Júlia Fernandes e do Vereador do Ambiente, Dr. Patrício Araújo, onde agradeceram aos jovens a sua adesão a esta atividade e lembraram que estas tiveram por objetivo, para além da promoção da leitura, sensibilizar os mais novos para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores no que concerne ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar das populações.
Segundo a Vereadora Dr. Júlia Fernandes, “esta ação, intitulada “Raízes com Vida” , pretendeu demonstrar o equilíbrio perfeito entre natureza e poesia, pois em contacto direto com o ambiente os jovens fizeram a ligação ao mundo imaginário da poesia e demonstraram o papel relevante da leitura, consolidado através da plantação de árvores e declamação de poemas. Saliente -se, ainda, a colaboração empenhada e ativa da Escola Secundária de Vila Verde na concretização desta atividade.”
O vereador responsável pelo Ambiente, Dr. Patrício Araújo, referiu que “o Município de Vila Verde tem vindo a desenvolver e a dinamizar projetos e atividades inseridas no programa Março, Mês do Ambiente, que procuram contribuir para a formação de uma cidadania ambientalmente mais consciente e informada, pois as autarquias têm um papel imprescindível na (in)formação ambiental dos seus munícipes. A aprendizagem dos direitos e deveres que nos assistem enquanto cidadãos, permite identificar as vantagens individuais e coletivas resultantes dos comportamentos de sustentabilidade.”
De referir, que esta atividade se enquadra no conceito de Cidade Educadora que entende a cidade como um território educativo, com todos os espaços funcionando como agentes pedagógicos, educando continuamente todos os cidadãos, favorecendo a liberdade de expressão e a diversidade cultural .
O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Por sua vez, o Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa fazer uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa.