Desporto, tradição e cultura em destaque no segundo dia das Festas de Santo António de Vila Verde
Atualizado em 11/06/2017Em dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, hoje (10 de junho) a programação das Antoninas de Vila Verde não poderia ser mais eclética, com atividades para todos os gostos e feitios. O dia começou com uma Cãominhada que juntou os apaixonados por animais e os seus amigos de quatro patas numa jornada de convívio, partilha e algum exercício físico à mistura. A tarde prosseguiu com um leque muito diversificado de atividades, entre as quais, o Rally Paper da Bullire, uma aventura à descoberta do património, da tradição e das deslumbrantes paisagens naturais do concelho. As charadas, jogos e quebra-cabeças compuseram o figurino e tornaram a prova mais interessante e divertida.
Corrida de Cavalos Passo Travado
Em simultâneo o Campo da Cruz do Reguengo voltava a acolher uma prova desportiva de grande envergadura, que fez as delícias dos amantes do desporto equestre. A Corrida de Cavalos (Passo Travado) já é uma das iniciativas emblemáticas da programação e voltou a arrastar um autêntico mar de gente à sede de concelho.
Prova de Sto António de Tiro aos Pratos
Não muito longe, no Campo de Tiro, a Prova de Sto António de Tiro aos Pratos trouxe até Vila Verde alguns dos mais hábeis praticantes da modalidade a nível nacional, numa competição disputada e emotiva, que entusiasmou os participantes e a plateia.
Cortejo da Tradição – Um hino à cultura minhota
Para as 17h00 estava reservado um dos momentos mais acarinhados pelo público, o Cortejo da Tradição. Centenas de participantes e dezenas de carros alegóricos desfilaram em cortejo, numa mostra do que de melhor e mais genuíno as diferentes freguesias do concelho tem para oferecer. As profissões de outrora, os eventos carismáticos, os hábitos e costumes… A iniciativa revelou-se um autêntico hino à cultura vilaverdense, em particular, e minhota, no geral, voltando a afirmar Vila Verde como um Município que se orgulha da sua história e encontra na genuinidade da sua cultura a alavanca para o progresso, numa aliança harmoniosa entre modernidade e tradição.
Festival Folclórico Luso Espanhol – Grupos de folclore de todo o país e da vizinha Espanha
O início do serão foi marcado pela Missa Solene em Honra a Santo António, uma eucaristia animada pelos cânticos do Festival Folclórico Luso Espanhol, que decorreria pouco depois. Os grupos tiveram ainda tempo para um desfile pelo centro da vila, antes de pisarem o palco e fazerem as delícias da multidão que se deslocou a Vila Verde para assistir a espetáculos de grande nível.
A iniciativa foi organizada pelo Grupo Folclórico de Vila Verde (GFVV) e contou com a presença (além do grupo anfitrião) do Grupo Folclórico da Pedralva Anadia (Beira Litoral / Bairrada), do Rancho Folclórico Sampaense S. Paio de Gramaços (Oliveira do Hospital / Beira Alta Serrana), do Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada (Caldas da Rainha / Alta Estremadura), do Rancho Folclórico da Golegã (Ribatejo), doRancho Folclórico de Fortios Portalegre (Alentejo) e do Grupo de Danzas “Familia Castellana” Miranda de Ebro – Burgos (Castilla y Leon – Espanha). O público não arredou pé durante mais de duas horas de espetáculo. Depois, mesmo com o palco já vazio, a animação prosseguiu na Praça de Sto António no After Party com o DJ Tito.
O presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, foi convidado usar da palavra durante o Festival Folclórico Luso-Espanhol e começou por saudar uma iniciativa que se revela “um encontro entre culturas, extremamente interessante para o público e que também ajuda a valorizar o território”. O edil prosseguiu sublinhando que as Festividades em Honra de Santo António fazem parte da nossa tradição e da nossa fé”, mas são encaradas também com uma visão de futuro e sustentabilidade. “Temos um programa rico e diversificado que se estende até ao dia 13 de junho graças às centenas de pessoas que se mobilizam para fazer desta festa uma das melhores da zona Norte do país”, afirmou António Vilela, deixando ainda uma palavra de apreço para os grupos de folclore do concelho, que são autênticos embaixadores da nossa cultura e da nossa tradição, levando o nome de Vila Verde aos ‘quatro cantos do mundo’.
PROGRAMA – 11 DE JUNHO
Hoje, 11 de junho, o dia começou com a Prova de Cicloturismo de Santo António, pelo Passeio do Moto Clube de Vila Verde e pela Missa Solene em Honra de Santo António. O programa para o domingo fica completo com o festival Folclórico Concelhio, o desfile e atuação das bandas filarmónicas de Aboim da Nóbrega e Vila Verde e o espetáculo musical da Academia de Música de Vila Verde com Miguel Oliveira, Isa de Castro, Rogério Braga e Zé Pedro Ribeiro.
GALERIAS FOTOGRÁFICAS