Desfile de guarda-chuvas em Vila Verde lança jornada especial do ‘Mês do Romance’
Updated on 10/02/2023Ambiente de alegria e criatividade marcam atividades com crianças do Centro Escolar e utentes da APPACDM, em dia com sacas de linho para reduzir ao uso de plástico
Um desfile com 170 guarda-chuvas originais e criados por crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo, com inspiração no tradicional Lenço dos Namorados, marcou hoje o arranque de um dia de eventos especiais em Vila Verde, no âmbito da programação ‘Fevereiro – Mês do Romance’. O complexo da APPCDM de Vila Verde associou-se também ao evento com a apresentação da ‘Senhorinha’ e da ‘Ursa Maior’, numa jornada em que a artesã Mi-Linha lançou uma nova coleção de sacas de linho bordadas.
No Centro Escolar de Vila Verde, cerca de 380 crianças foram mobilizadas para a produção de “um desfile de talento, criatividade e enorme beleza” – como sublinhou a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes. A Casa do Povo de Vila Verde colaborou na produção dos guarda-chuvas decorados com inspiração nos Lenços dos Namorados, num trabalho que envolveu professores, pessoal não docente e familiares dos alunos.
“Este foi um momento muito bonito do Mês do Romance e que foi vivido com grande alegria e entusiamo”, partilhou Júlia Fernandes, dando os parabéns a todas e todos os que participaram, incluindo “também muitas avós que ajudaram neste fantástico trabalho, a bordar e a decorar os guarda-chuvas, obtendo verdadeiras obras de arte”.
Sob a orientação do coordenador do Centro Escolar, Joaquim Cerqueira, os guarda-chuvas foram apresentados pelos alunos, que desfilaram perante a comunidade escolar. Os trabalhos podem ser contemplados no átrio da escola, onde vão manter-se expostos.
Bonecas dos utentes da APPACDM
A jornada do ‘Mês do Romance’ incluiu dois momentos especiais com os utentes do complexo de Vila Verde da Associação Portuguesa de Pais e Amigos de Cidadãos com Deficiência Mental (APPACDM), que assumiram a produção de duas figuras inspiradas na temática dos Lenços dos Namorados e que estão expostas na Loja Interativa de Turismo e no espaço McDonald’s.
A “Senhorinha…” e a “Ursa Maior” são duas “obras de arte inspiradas no amor” e que resultam de trabalho desenvolvido pelos utentes da APPACDM, que quiseram prestar “uma homenagem aos Lenços dos Namorados”.
“É uma forma de dar a conhecer o nosso amor e também de reconhecer o amor que sentimos de Vila Verde, do Município e da comunidade local”, contextualizou o presidente da APPACDM, aproveitando para agradecer “a oportunidade de levar, para lá das paredes do complexo da instituição, o trabalho e as capacidades dos seus utentes”.
Na Loja Interativa de Turismo está patente a ‘Senhorinha…’, uma boneca já “familiar” e que agora surge decorada com apontamentos associados aos bordados coloridos dos Lenços dos Namorados.
No restaurante McDonald’s fica exposta a “Ursa Maior”, acompanhada de um quadro de fotografias com o desenvolvimento do trabalho. Esta peça, que resulta de um desafio lançado pela administração da empresa, vai ser doada à Fundação Ronald McDonald, um projeto social dirigido a crianças e com instalações junto ao Hospital de São João, no Porto.
Sacas de linho com valorização ambiental
Uma coleção de sacos utilitários, feitos em linho e com bordado, é a nova proposta da artesã Camila Silva. No seu atelier Mi-Linha, na Loureira, apresentou os novos produtos inspirados nos Lenços dos Namorados, assinalando a preocupação ambiental nas linhas da marca Namorar Portugal.
As sacas para o pão, para o lanche das crianças e até para as compras do dia ou para levar à praia e a ‘boleira’ – para os bolos –, fazem parte de uma coleção “vasta e diversificada, colorida, e sempre juntando amor e tradição”, como frisou a artesã, na sessão de apresentação dos novos produtos.
A presidente da Câmara Municipal, Júlia Fernandes, destacou a componente ecológica que está associada a mais esta inovação, com qualidade e grande criatividade, recorrendo ao linho para reforçar o combate ao uso do plástico.
“É importante sensibilização e a mobilização de todos no esforço para a valorização do ambiente e da natureza, como fator estrutural no desenvolvimento sustentado e onde as nossas traições desempenham também um papel fulcral”, defendeu Júlia Fernandes, numa sessão em que o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Ferreira, aproveitou para destacar o trabalho da artesã Camila Silva na promoção da Loureira.
Município de Vila Verde, 2023-02-10