CRIANÇAS APRENDERAM A FAZER PÃO NA BIBLIOTECA DE PRADO- COMENDADOR SOUSA LIMA
Atualizado em 28/02/2019Sob o tema “Ler mais com Ciência”, as crianças presentes nesta atividade tiveram a oportunidade de ouvir e ver a encenação da história “Maruxa”, da autora Eva Mejuto & Mafalda Milhões.
Baseado na canção tradicional polaca Maryna gotuj pierogi, este livro conta a história de Maruxa, do seu marido Zezinho e de como a distribuição de tarefas lá em casa sobrecarrega a mulher. Ordena-lhe o marido: “Maruxa, Maruxa, vai fazer o pão, morro de larica… Tenho fome de cão.” Responde a mulher: “Eu fazia o pão, mas não há farinha. Zezinho, querido, vai tu buscar trigo!”
Para tornar a história mais dinâmica e divertida, o Sr. Pedro da empresa Paniprado mostrou à pequenada como é feita a confeção do pão. Algumas crianças puderam moldar pequenos pedaços de pão, que foram mesmo a cozer ao forno.
O Sr. Pedro levou, ainda, cinco tabuleiros com pães já prontos a cozer, que foram postos no forno e degustados pelos alunos na Casa do Povo.
A atividade contou com a assistência de duas senhoras com cerca de 80 anos, utentes do Centro Comunitário, que quiseram assistir e partilhar as memórias de quando elas próprias faziam o pão em suas casas.
Esta ação teve, ainda, a colaboração das Professoras e Auxiliares da Casa do Povo e das Técnicas do Centro Comunitário de Prado.
Municipio de Vila Verde, 28.2.2019