CPCJ e Escolas do Concelho promoveram atividades para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
Atualizado em 23/02/2016A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJVV) e as Escolas do Concelho de Vila Verde, em parceria com o Município de Vila verde, promoveram na passada semana, de 11 a 19 de fevereiro, um conjunto de atividades que visaram a sensibilização para Prevenção dos Maus Tratos na Infância, iniciativa que foi promovida no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.
Todas as escolas do concelho aderiram ao desafio lançado pela CPCJ de Vila Verde, nomeadamente a Escola Secundária de Vila Verde, os agrupamentos de escolas do concelho, Vila Verde, Prado e Moure/Ribeira do Neiva,e promoveram um conjunto atividades independentes e também com a colaboração ou envolvimento de instituições e projetos diversos com contributos sobre esta matéria (GNR -Secção de Programas Especiais destacamento de Braga, CLDS3G, Grupos de Teatro-Fórum, projeto Art´themis e VerdEmCena, DECO, Associação UMAR, para além de muitos docentes das diversas escolas com respetivos alunos, Rádio Escolar, entre outros).
Segundo os responsáveis da CPCJ de Vila Verde, as diversas atividades realizadas tiveram como principal objetivo a promoção de competências sociais adequadas e de uma cultura de responsabilidade social partilhada, sensibilizando a comunidade educativa para esta problemática.
O arranque da programação “A Mexer contra os Maus tratos” teve como palco a Escola Profissional Amar Terra Verde, onde se realizou uma sessão sobre Violência no Namoro. Foi ainda realizado um workshop para pais intitulado “cuidar com Afeto” e esta escola procedeu também à elaboração do Laço Azul, símbolo contra os Maus-tratos na Infância.
O Agrupamento de Escolas de Prado realizou várias sessões sobre a Violência no Namoro, dirigidas aos alunos do 9º ano, das turmas do vocacional e turma PIEF. Promoveu uma Sessão de Teatro-Fórum no combate à violência no Namoro, sessões sobre Direito da Criança/cultura de não-violência para turmas do 5º ano. Os alunos e professores deste agrupamento criaram, ainda, um Laço/coração humano, como meio de sensibilização para esta causa da violência. Esta instituição promoveu também sessões sobre a segurança na internet junto dos alunos do 6º e 7º ano.
A Escola Secundária de Vila Verde(ESVV) promoveu um conjunto de iniciativas na Luta Contra os Maus -Tratos na infância, desde a realização da Palestra sobre “Violência no Namoro, enquadramento legal e impacto na Saúde individual e comunitária”, a sessão sobre Violência Doméstica, Teatro-Debate “Violência de Género e Ciberbullying”, a palestra “Combater a Violência no Namoro” e “Maus tratos – Como Intervir”.
Nesta escola o destaque vai para a construção de um Mural com Lenços dos Namorados, onde os alunos ilustraram mensagens sob o título “O que não é o AMOR”, atividade de grande sucesso que deu origem a uma exposição nos espaços da ESVV. Uma marcha sob o tema “Stop Bullying”, encerrou as atividades Contra os Maus-tratos na Infância
O Agrupamento de Escolas de Vila Verde(AGVV) realizou a visualização e discussão de filmes, com a consequente criação de frases alusivas aos tema, as quais foram distribuídas pelas portas de todas as salas de aulas do AGVV. Os alunos deste agrupamento vestiram-se de azul e expuseram os seus cartazes alusivos a esta causa. Os alunos do Pré-escolar também trabalharam este tema.
No Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva trabalhou-se o tema “namoro saudável(ética nas relações, violência…), atividade dirigida aos alunos das turmas de 9º ano, com debates. Ainda neste agrupamento os professores e alunos da disciplina de E.Moral e Religiosa Católica trabalharam e o tema da violência em geral – no namoro e na família, e organizaram uma ação simbólica com largada de balões, um concerto, a leitura de poema e cordão humano simbólico, envolvendo toda a comunidade educativa, com a colaboração de disciplina de Ed. Visual e Tecnológica.
A CPCJ de Vila Verde acompanhou de perto todas estas atividades promovidas nas escolas do concelho e para assinalar a “Mês da Prevenção dos Maus-tratos na Infância”, ofereceu às Escolas um caixa anti-bullying, com a inscrição “Se foste ou viste alguém ser vítima de bullying, descreve onde, quando, quem e o que aconteceu. Não hesites: pede ajuda!”
Segundo os responsáveis da CPCJ de Vila Verde “Este projeto surgiu porque partindo do princípio de que crianças, adolescentes e jovens são cidadãos e cidadãs com alto potencial de participação e transformação das sociedades, é-lhes aqui reconhecido também o seu papel na prevenção das situações de violência que ocorrem, nomeadamente nas escolas. A CPCJ de Vila Verde tem vindo a reforçar a importância do envolvimento destes grupos etários na busca por um mundo menos violento em que eles próprios se percebam como agentes de transformação, tanto dentro quanto fora da escola.”
De referir que Organização Mundial de Saúde já assumiu a violência como um dos mais graves problemas de saúde pública pela sua dimensão e consequências a curto, médio e longo prazo. A melhor forma de a combater é impedir que aconteça.