CPCJ de Vila Verde lança desafia à comunidade escolar para debater a tema: “trava” violência sexual contra as crianças
Atualizado em 07/12/2016No âmbito das Comemorações do Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e Abuso Sexual das crianças, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde lançou o desafio à Comunidade Educativa para a sensibilização para o tema, bem como para a necessidade de prevenir tais atos. Para o efeito foram disponibilizados materiais de suporte às iniciativas.
A Escola Secundária de Vila Verde, em resposta ao apelo dirigido pela CPCJ, envolveu as turmas dos Cursos Profissionais de Técnico de Turismo e Auxiliar de Saúde, numa discussão e reflexão aberta destes temas, no seio das turmas. Com a orientação dos respetivos professores, os discentes visionaram o vídeo “Tell someone you trust” e debateram o tema da exploração e do abuso sexual de crianças e jovens. Também foi lido e analisado conjuntamente o documento “Como ensinar a regra Aqui Ninguém toca”. Ao longo do debate, os alunos foram muito participativos com várias opiniões e bastantes dúvidas.
Para além deste contributo, também foram expostos cartazes alusivos ao tema em diversos espaços da escola.
Na avaliação da atividade, os discentes elogiaram o trabalho realizado e mostraram-se bastante sensibilizados para o tema. Os intervenientes foram unânimes em considerar a iniciativa muito importante, sugerindo que seja replicada com outros alunos e no próximo ano.
A CPCJ considera a violência sexual contra crianças um problema complexo, sensível e assustadoramente generalizado, pelo que a sua eliminação é imperiosa e possível, apelando por isso à sua prevenção no local onde as crianças/jovens se encontram a maior parte do tempo – nas escolas.