COVID -19 – Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde apela aos vilaverdenses precaução, cautela, colaboração e sentido de comunidade
Updated on 17/03/2020“Caros(as) amigos(as) Vilaverdenses,
O atual momento que estamos a viver, com a pandemia do Corona vírus, Covid-19, obrigou à alteração súbita do nosso quotidiano, do quotidiano das nossas famílias, das empresas e das instituições.
A população humana está a ser confrontada com um grande desafio. A nossa forma de viver enquanto sociedade está a ser colocada em prova. De um momento para o outro, todos somos um risco sério para o nosso semelhante.
Tempos de precaução, cautela, colaboração e sentido de comunidade
Vivemos tempos diferentes, tempos que nos exigem mais do que nunca precaução, cautela, colaboração e sobretudo, o verdadeiro sentido de comunidade.
Minimizar os efeitos desta pandemia depende sobretudo de cada um de nós, da forma como lidamos e como seguimos as indicações das autoridades de saúde e dos profissionais que estão na linha da frente no combate à escalada da infeção por este vírus.
Pode-se constatar que os Vilaverdenses e o nosso tecido empresarial estão, na sua esmagadora maioria, a ter comportamentos prudentes, demonstrando preocupação e sentido de responsabilidade, em primeira instância consigo próprio, mas sobretudo com a proteção de terceiros. Quero desde já, em nome do Município agradecer esta postura.
Município Vila Verde tem acompanhado a situação e adotou um conjunto de medidas
Deste que este problema surgiu, o Município Vila Verde tem acompanhado a situação e adotou um conjunto de medidas consideradas necessárias e oportunas para garantir a segurança de todos, quer no funcionamento dos serviços quer no apoio à população especialmente aqueles em situação mais vulnerável. Os nossos serviços estão reduzidos ao mínimo essencial sem, contudo, colocar em causa os serviços essenciais para garantir que todos os serviços básicos continuem a funcionar. É nossa preocupação que todas as situações urgentes e inadiáveis da nossa população sejam acauteladas e prontamente solucionadas.
Permanente contacto com as entidades de saúde
Quero garantir-vos que estamos em permanente contacto com as entidades de saúde e os diversos agentes de proteção civil, de forma a antecipar cenários e mitigar ao máximo os danos causados por esta pandemia. Através da ação dos nossos serviços sociais, em colaboração com as IPSSs concelhias, as Juntas de Freguesia, as associações, os Bombeiros Voluntários e GNR, os idosos e os cidadãos mais vulneráveis estão a ser acompanhados, monitorizados e ajudados.
A articulação com as instituições de saúde, promovendo as ações imanadas das autoridades nacionais estão a ser rigorosamente cumpridas. Permitam-me que enderece em nome de todos os Vilaverdenses um agradecimento especial a todos os nossos profissionais de saúde e restantes agentes de proteção civil, que correndo riscos, estão a dar o melhor de si para minimizar e colmatar os danos desta pandemia.
Trata-se de um período inédito da nossa história que só poderá ser ultrapassado com o esforço e colaboração de todos.
Somos um povo intrinsecamente preparado para vencer desafios. Venceremos JUNTOS este seguramente.
Um abraço amigo,
António Vilela”
Município de Vila Verde, 17.3.2020