COVID-19 – Município de Vila Verde financia testes de despistagem por serologia ao Covid-19 nos funcionários dos lares concelhios
Updated on 08/04/2020O Município de Vila Verde, em videoconferência realizada esta manhã com a ARS-Norte, voltou a frisar a necessidade urgente de instalar o centro de rastreio certificado ao COVID-19, do ACES Gêres-Cabreira, em Vila Verde. Este é um centro já validado pelas entidades competentes, faltando apenas testes homologados pela Direção Geral de Saúde para ser uma realidade.
De forma a minimizar a situação, o Município de Vila Verde iniciou hoje a realização de testes serológicos para a deteção do Covid-19, não homologados, aos funcionários dos lares de idosos de todo o concelho.
Testes contemplam os funcionários mas poderá estender-se aos idosos
A iniciativa da Edilidade Vilaverdense contempla os funcionários que, nas várias instituições do concelho, entraram neste dia em piquete, tal como os que vão integrar as equipas de trabalho nos turnos que se seguem. Se se vier a revelar absolutamente necessária, a realização destes testes, financiada pela Câmara Municipal de Vila Verde, poderá ainda estender-se aos idosos.
A Edilidade Vilaverdense pretende, assim, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o vírus não entre e não se propague em instituições que acolhem uma população de elevada idade e, por conseguinte, bastante mais vulnerável a uma doença desta natureza e com esta gravidade.
O trabalho de recolha conta com a colaboração do Centro Social vale do Homem e dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.
A Câmara Municipal de Vila Verde, depois do avanço da aquisição e distribuição de materiais de proteção contra a Covid-19, dá, assim, mais um passo relevante no sentido da prevenção e do combate a uma doença que constitui uma séria ameaça à saúde pública e ao bem-estar das populações. Recorde-se que a Câmara, para o efeito, procedeu à aquisição de 16000 pares de luvas, 6600 máscaras cirúrgicas, 550 máscaras p2, 50 equipamentos/fatos de proteção individual e 560 litros de álcool e gel desinfetantes, com os quais as instituições onde trabalham os profissionais de saúde e com pessoas numa situação de maior vulnerabilidade poderão proteger-se.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que “o trabalho de despistagem da Covid-19 nos lares de idosos já deveria ter sido prioritariamente realizado por quem de direito” e que, como tal não sucedeu, “o Município de Vila Verde, não podendo ficar de braços cruzados à espera, decidiu avançar com esta medida da maior urgência para evitar que a pandemia chegue a instituições com uma população particularmente vulnerável e que tem que ser devidamente protegida e acarinhada.”
O mesmo Edil mais frisa que “a Câmara Municipal de Vila Verde vai continuar muito atenta à evolução da situação no concelho e a adotar uma postura proativa na incondicional defesa da saúde e do bem-estar de todos os Vilaverdenses.”
Município de Vila Verde, 8.4.2020