Concelho de Vila Verde reforça a rede de energia elétrica com a ligação de dois novos PT´s no concelho
Updated on 22/11/2016O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, na presença do Director de Redes e Clientes Norte da EDP Distribuição, Dr. Mário Guimarães, do senhor presidente da junta da união de freguesias do Vade, eng. Carlos Cação e do senhor presidente da junta de Lanhas, Sr. Bruno Eiras, procedeu à ligação de dois novos Postos de Transformação no concelho de Vila Verde, um na união de freguesias do Vade ( Covas) e outro na freguesia de Lanhas.
Os postos de transformação são inseridos nas redes próximos dos centros de consumo visando a melhoria da qualidade e eficiência do serviço de fornecimento de energia elétrica.
A ligação de mais estes equipamentos insere-se numa estratégia de reforço da rede de energia em zonas de equipamentos e residenciais. No âmbito deste reforço da rede, os dois postos de transformação têm uma potência instalada total de 320 KVA. Para o efeito foram construídos 450 m de rede de Média Tensão e 1.050 Km de rede de baixa tensão.
Ficarão assim eliminadas as quedas de tensão nas instalações de utilização em resultado do aumento de consumos e da distância da instalação dos clientes ao posto de transformação antigo, como melhorará o comportamento da rede de distribuição que se traduzirá numa diminuição do numero de interrupções de energia em condições atmosféricas desfavoráveis.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, considera que “fica agora garantida a disponibilização de potência para satisfazer o expectável crescimento de consumos, quer na vizinhança das novas infra-estruturas, quer das instalações já existentes, resolvendo alguns problemas pontuais que já se vinham arrastando no tempo, sendo que, aliados a novos investimentos que se estão a efectuar nesta área, este aumento de potência na rede é fundamental para tornar o território ainda mais atrativo.”
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde aduz ainda que “a eficiência energética é um incontornável fator de desenvolvimento económico, estimula o surgimento de novas zonas áreas residenciais, atrai indústrias e concorre também para a elevação da qualidade de vida das pessoas, tornando o território concelhio mais apelativo.”