COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL 2021 – Discurso do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde
Updated on 25/04/2021A Revolução que, há 47 anos, fez renascer a alegria e a confiança em todos nós!
Hoje, comemoramos os 47 anos da Revolução de Abril, ainda que, pelo segundo ano consecutivo, de uma forma diferente, sem o calor e o colorido da presença das pessoas.
Fazemo-lo à distância, porém, com determinação acrescida, porque o concelho de Vila Verde, Portugal e o mundo enfrentam uma pandemia que não dá tréguas, mas temos que nos inspirar no exemplo de abnegação, de coragem, de capacidade de sofrimento e de entreajuda que os militares de Abril nos legaram.
Os militares de Abril fizeram renascer a esperança, tornaram possível um novo dia para Portugal e para os Portugueses.
Sobre esse dia, escreveu Sophia de Mello Breyner versos muito inspiradores e com um significado profundo:
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
De facto, o inconformismo e a tenacidade dos heróis de Abril não podem deixar de nos impelir a sermos igualmente tenazes e focados na luta contra a adversidade e na defesa intransigente da democracia, da dignidade humana e da plena liberdade que a Revolução dos Cravos tornou possíveis.
Os valores e as firmes convicções que nortearam a Revolução são os mesmos que nos convocam a darmos o nosso melhor para ultrapassarmos esta provação com renovadas confiança e esperança na construção de um futuro melhor para os nossos concidadãos.
Apesar do distanciamento social que se impõe para debelar a pandemia, estamos, mais do que nunca, juntos e em uníssono no propósito de virar a página de uma crise sanitária e económico-social de proporções extremamente graves.
O Município de Vila Verde esteve, desde a primeira hora, está e estará sempre atento e atuante na definição de respostas céleres e eficazes para os problemas e as dificuldades emergentes e sobretudo na implementação de medidas de apoio a quem dele mais necessita.
Nesta altura em que a administração central deposita mais responsabilidades na administração local através da transferência de novas competências a que nem sempre corresponde a transferência de recursos, o Município de Vila Verde reforça a sua disponibilidade e o seu empenho na concretização de projetos de vital importância para o desenvolvimento harmonioso do território e para o bem-estar das pessoas.
Uma das grandes conquistas da Revolução dos Cravos foi precisamente este poder autárquico próximo das populações e com uma capacidade de intervenção efetiva, muito para além das meras boas intenções dos discursos. Um poder de proximidade que, com menos, faz muito mais e responde de forma eficaz e efetiva à realização de obras estruturantes para o progresso local.
Neste tempo de dificuldades, as autarquias têm desempenhado um papel central no apoio às famílias, às instituições, às associações e às empresas.
Estimadas e estimados Vilaverdenses,
No concelho de Vila Verde, o Município e as Juntas de Freguesia fazem muito mais do que seria imaginável para ajudar as pessoas e entidades numa situação de maior vulnerabilidade económica e social.
As múltiplas isenções e reduções fiscais, o apoio às autoridades e aos profissionais de saúde, o fornecimento de materiais de proteção e desinfeção contra a pandemia e a estreita colaboração com todos os estabelecimentos de ensino avultam nesta cruzada para debelar uma doença com um impacto muito negativo na vida de todos nós.
Neste momento em que nos é exigido que nos reinventemos para sairmos desta situação particularmente complicada que enfrentamos, impõe-se que avancem obras fundamentais para que as 33 freguesias e uniões de freguesias do concelho de Vila Verde ofereçam a todos excelentes condições de vida, beneficiem de fortes âncoras de desenvolvimento que acrescentem valor à economia local, proporcionem oportunidades de trabalho à população em geral e aos jovens em especial e, assim, os fixem no nosso território.
Assim, a par dos esforços que estão e vão continuar a ser feitos para erradicar a pandemia, prosseguem sólidos e ambiciosos projetos de desenvolvimento em setores nevrálgicos para a modernização do concelho e para a sua afirmação como um território competitivo e ainda mais inclusivo.
Vila Verde está a dar passos decisivos no alargamento e na melhoria de serviços básicos como o abastecimento público de água e principalmente o saneamento, na regeneração urbana, na requalificação da rede viária e no avanço de grandes projetos em ordem à generalização da mobilidade sustentável, aproveitando as potencialidades naturais de excelência que as zonas ribeirinhas e as paisagens de montanha nos oferecem.
O investimento no futuro é também e sobretudo indissociável da continuidade de uma aposta consistente na educação das nossas crianças e jovens, na valorização do conhecimento e na exploração das imensas potencialidades das novas tecnologias da informação e da comunicação.
Esta incontornável vertente do progresso social, que viu abrirem-se novas e auspiciosas perspetivas, em 1974, com o fim da ditadura, justifica novas e redobradas diligências, em parceria com os agrupamentos e escolas concelhios, no sentido de que sejam oferecidas as melhores instalações e os mais modernos equipamentos e recursos para que desafiantes projetos educativos continuem a ser levados a bom porto.
Estimadas e estimados Vilaverdenses,
Esta crise coloca-nos inúmeros obstáculos, mas também nos desafia a sermos criativos e proativos na superação das dificuldades e no planeamento de um futuro com novas oportunidades para os Vilaverdenses.
Neste momento charneira, o poder local é chamado a potenciar e valorizar os seus serviços e os seus recursos em prol do esforço comum que tem que ser feito para revitalizar o tecido produtivo e para proporcionar aos empreendedores motivos de confiança e boas razões para continuarem a investir no concelho.
Temos, todos, uma tarefa hercúlea em mãos, mas tal não nos demove do imperioso dever de tudo fazermos para que os munícipes e as coletividades aqui encontrem as condições necessárias para prosperarem.
Move-nos, isso sim, uma vontade indómita de carrear para o território projetos, obras e ações que o impulsionem e desenvolvam. Desta forma, estamos também a honrar Abril e a fazer jus ao grande desígnio da Revolução de alavancar Portugal, de melhorar a vida das nossas gentes e de libertar o nosso país das amarras de um regime político que agrilhoou Portugal e os portugueses, durante infindáveis décadas, ao marasmo e ao isolamento.
A integração europeia foi uma outra conquista que Abril proporcionou e que o Município de Vila Verde está a saber aproveitar como poucos, captando fundos estruturais que estão a permitir a concretização de projetos verdadeiramente estruturantes para a revitalização e para o desenvolvimento sustentado do concelho.
Abril abriu-nos um mundo de oportunidades, desafiou-nos e continua a desafiar-nos a sermos resilientes e proativos na construção de um futuro melhor, num ambiente de paz, liberdade e prosperidade, para as atuais gerações e para os vindouros.
O caminho não tem sido fácil, mas, inspirados nas virtudes do regime democrático e do pluralismo, os Portugueses têm vindo a construir um país à altura dos reptos de um projeto europeu que, embora enfrentando vicissitudes várias, tem nas coesões social e territorial dois dos seus grandes pilares.
Para que os sonhos da Revolução que, há 47 anos, fez renascer a alegria e a confiança em todos nós, continuem a realizar-se todos os dias é essencial que estejamos imbuídos desse espírito dos heróis que devolveram a Portugal e ao nosso Povo a vontade de sonhar e a oportunidade de viver em liberdade.
Viva o 25 de Abril!
Viva Vila Verde!
Viva Portugal!
António Vilela
Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde
Município de Vila Verde, 25.4.2021