CLDS 4G – Já iniciou em Vila Verde a quarta geração do programa “Contrato Local de Desenvolvimento Social”
Updated on 29/05/2020Os “Contratos Locais de Desenvolvimento Social de quarta Geração” (CLDS-4G) têm como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, por forma a combater a pobreza persistente e a exclusão social.
As ações a desenvolver no CLDS 4G Vila Verde têm por base o emprego, formação e qualificação.
ENTIDADES ENVOLVIDAS:
Esta nova geração do programa reintroduz as Câmaras Municipais no universo de entidades que promovem os CLDS. Tendo a Câmara Municipal de Vila Verde aceitado o convite para a manifestação de interesse no desenvolvimento do projeto no concelho, designou como Entidade Coordenadora Local da Parceria a Casa do Povo de Ribeira do Neiva (CPRN). Assim, numa lógica de continuidade do trabalho desenvolvido ao longo dos 3 anos da geração anterior (CLDS-3G), será competência da CPRN dinamizar e coordenar a execução do Plano de Ação do CLDS-4G Vila Verde.
PLANO DE AÇÃO & EQUIPA
O novo CLDS-4G Vila Verde apresenta um Plano de Ação centrado nas áreas do emprego, formação, qualificação e empreendedorismo. O referido Plano foi gizado com base em instrumentos de planeamento do Município, na experiência da CPRN e, consequentemente, na experiência da equipa que executou o plano de ação do CLDS anterior. Esta equipa dá sentido ao slogan de promoção do projeto – “Estamos cá (novamente)” – e é constituída por técnicos motivados e comprometidos com a qualidade da intervenção a implementar. Será esta mesma equipa que se empenhará em manter as parcerias e as boas relações institucionais que pautaram a geração anterior do CLDS.
Sob o mote “continuidade e inovação”, o novo CLDS-4G Vila Verde contempla um conjunto de atividades que visam favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal do público desempregado. Tem também como objetivo sensibilizar os empresários locais para uma participação ativa no processo de integração profissional dos jovens, aproximando o tecido empresarial das escolas do concelho. Esta articulação com as escolas será um fator relevante para a aproximação dos jovens aos empresários e empreendedores locais e, por inerência, ao mercado de trabalho, bem como para o desenvolvimento de ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos.
SEDE DO PROJETO & ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O projeto terá sede nas instalações da CPRN, mas a sua área de intervenção, à imagem do passado, será itinerante e descentralizada, contemplando todo o concelho de Vila Verde, de acordo com os princípios de abrangência territorial que orientam os CLDS. Será também um projeto que amiúde fará uso das redes sociais e tecnologias de comunicação para criar pontes entre o programa/equipa e os diferentes públicos e parceiros, com o objetivo de facilitar os processos de interação e proximidade e adaptar a intervenção à situação pandémica que atualmente vivemos.
O NOSSO COMPROMISSO
Face ao exposto, queremos expressar a nossa vontade de continuar, sempre que possível, a trabalhar com os parceiros da geração anterior do projeto (CLDS-3G Vila Verde), continuando a firmar uma aliança na execução do nosso plano de ação. Estamos motivados para desenvolver, em articulação com os parceiros do passado e do futuro, um projeto frutífero no concelho que, à semelhança da geração anterior, seja merecedor do reconhecimento de tod@s. “Estaremos cá (novamente)” até 2023.
FINANCIAMENTO
O Programa CLDS-4G é financiado por fundos estruturais em conformidade com a legislação nacional e europeia aplicável, designadamente pelo Fundo Social Europeu (FSE).
Município de Vila Verde, 29.5.2020