CERIMÓNIA DE EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DE 1ª GRANDE GUERRA, EM VILA VERDE, 8 de junho
Updated on 06/06/2017Evocar todos os militares vilaverdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918, em África e na Flandres.
O Município de Vila Verde, em parceria com o Núcleo de Braga da Liga dos Combatente, vai promover, na próxima quinta-feira, 8 de junho, a CERIMÓNIA DE EVOCAÇÃO DO CENTENÁRIO DE 1ª GRANDE GUERRA. O evento inicia às 10h00, com a inauguração da Exposição “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra” seguida de uma palestra sobre o mesmo tema que será proferida pelo comissário cientifico, Albino Penteado Neiva. No final será feita uma homenagem a todos os militares vilaverdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918, em África e na Flandres, junto ao Monumento em Honra dos Combatentes, situado na Praça de República, no centro de Vila Verde.
EXPOSIÇÃO “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra”
A exposição estará patente na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, em Vila Verde de 8 a 30 de junho, retrata através de 16 painéis, a história dos militares vilaverdenses que combateram defendendo os interesses portugueses, o ambiente social, económico e político à época, bem como as notícias da impressa local. Para além destes painéis os visitantes poderão visualizar documentários sobre este conflito e diverso espólio usado na guerra; capacetes dos soldados, portugueses, alemães e franceses, pistolas, espingardas e metralhadoras, máscaras de gás…, bem como, outro material usado no quotidiano pelos soldados.
PALESTRA “ Os cerca de 400 militares do Concelho de Vila Verde na 1ª Grande Guerra”
Depois da inauguração o historiador Albino Penteado Neiva, que está a levar a cabo uma investigação profunda sobre os militares vilaverdenses, e que culminará na publicação em livro, a editar ainda este ano, irá palestrar sobre os cerca de 400 militares deste Concelho, que partiram para a Grande Guerra, conduzindo-nos através de diversos documentos consultados, com destaque para os boletins dos combatentes e memórias guardadas pelos familiares, a vivenciar de uma forma muito particular os dias vividos pelos nossos militares na guerra.
HOMENAGEM aos Militares Vilaverdenses
De seguida o Presidente da Câmara Municipal, Dr. António Vilela e o Presidente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel João Paulo Vareta, conduzirão os presentes ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra, onde será depositada uma coroa de flores a evocar os mortos caídos em combate.
Durante estas cerimónias a Academia de Música de Vila Verde irá interpretar a “Canção da Brigada do Minho”, música para piano e canto, com letra de Ernesto Sardinha, Alferes da Infantaria e música de Inácio M. da Costa, Chefe de Música de Infantaria, que em palco de guerra escreveram esta canção.
CONVITE