CASA DO CONHECIMENTO – Visitada por mais de 500 pessoas 1ª Feira de Ciência e Tecnologia traduziu-se numa grande iniciativa de partilha de experiências
Atualizado em 09/06/2019A Casa do Conhecimento de Vila Verde promoveu, na passada sexta feira, a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia, uma mostra de projetos de ciência e tecnologia dos alunos das escolas do concelho.
A sessão inaugural aconteceu às 10h00 com a presença da Vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dra. Júlia Fernandes, do Diretor do Agrupamento de Moure e Ribeira do Neiva, Dr. Armando Machado, da Diretora Pedagógica da Escola Profissional Amar Terra Verde, do Diretor da Escola Secundária de Vila Verde, de vários professores e de cerca de 220 alunos.
A Vereadora da Educação expressou a sua satisfação em inaugurar a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia dizendo que “é o espelho do excelente trabalho desenvolvido pelos alunos e pelos professores” e “reparei que muitos dos projetos têm uma grande preocupação ambiental e que apresentam soluções para preservar o ambiente, o que nos deixa muito satisfeitos, pois planeta Terra só temos um e não há outro igual à nossa espera. É legitimo quererem defender a “vossa casa” que é este magnífico planeta e que tem sido alvo de muitos maus tratos. É bom saber que os vários projetos ambientais em que participam estão a dar frutos.”. Finalizou felicitando a organização pela excelente iniciativa.
A 1ª Feira de Ciência e Tecnologia é uma iniciativa conjunta da Casa do Conhecimento de Vila Verde, do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Vila Verde e do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva e com a colaboração da Escola Profissional Amar Terra Verde e da Escola Secundária de Vila Verde, no âmbito da Rede de Clubes Casa do Conhecimento.
Em exposição estiveram 40 projetos de ciência e tecnologia das referidas escolas e da Casa do Conhecimento, apresentados pormenorizadamente pelos autores. Da mostra fez, ainda, parte a exposição Ponto a Ponto Enche a Ciência o Espaço uma recriação em croché de um recife de corais, do grupo STOL.
A 1ª Feira de C&T foi enaltecida com a participação de quatro especialistas das áreas em questão.
Oceanos: Mais Plástico do que peixe foi a palestra da manhã, pela Drª Alexandra Fernandes, Mestre em Tecnologias do Ambiente que cativou a atenção da vasta plateia com explicações sobre a poluição dos oceanos, a velocidade a que ela ocorre, a forma como os poluímos e a forma inconsciente de como o fazemos, nomeadamente dos mares e da sua poluição com microplásticos. Terminou apresentando formas de estar, viver e consumir que sejam amigas do ambiente.
Por sua vez, a tarde foi brindada com a participação do Doutor Pedro Pimenta Simões, Doutorado em Geologia, que iniciou a sua palestra Vila Verde e outros Mundos – histórias com geologia dizendo “vocês não vivem a geologia, mas respiram geologia”, pois tudo o que nos rodeia tem na sua base material geológico transformado. Centrou a sua apresentação nas características geológicas do concelho de Vila Verde, fazendo também referencia ao fenómenos sísmicos sentidos no concelho.
A tarde continuou com o Doutor Raul Rodrigues, Doutorado em Ciências Agrárias e que na sua apresentação sobre Recuperação e conservação de espécies fruteiras do Minho destacou como única a paisagem minhota que necessita de ser preservada, pois as sucessivas alterações que tem sofrido põem em risco a sua identidade. A sua apresentação focou-se na grande variedade de fruteiras desta região e a importância de manter a sua plantação.
A noite foi preenchida com a presença do Doutor Francisco Pereira, PhD Chemical and Biological, que em género de tertúlia se debruçou sobre a cerveja artesanal, realçando a importância de “elevar a cerveja ao nível da experiência”. A ideia de tornar o produto cerveja em algo inovador é demasiado estimulante, na medida em que se procura proporcionar experiências diferenciadas aos seus consumidores, é um desafio aliciante.
A 1ª Feira C&T traduziu-se numa grande iniciativa de partilha de experiências e conhecimento, visitada por mais de 500 pessoas.
Ficamos a aguardar a sua 2ª Edição!
Município de Vila Verde, 9.6.2019
GALERIA FOTOGRÁFICA