CASA DO CONHECIMENTO – “Ecos de Fernando Pessoa” um projeto da Casa do Conhecimento de Vila Verde e da Biblioteca Professor Machado Vilela, a iniciar-se no dia 9 de outubro
Updated on 08/10/2020A Casa do Conhecimento de Vila Verde em parceria com a Biblioteca Professor Machado Vilela irão promover, durante o corrente mês, o projeto “Ecos de Fernando Pessoa”, uma iniciativa enquadrada na celebração de outubro como Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A Casa do Conhecimento de Vila Verde e as Bibliotecas assumem-se na sua essência como promotoras do conhecimento, pela pluralidade de ações que desenvolvem.
O projeto “Ecos de Fernando Pessoa” procura dar a conhecer Fernando Pessoa numa perspetiva mais íntima e pessoal, revelando alguns aspetos desconhecidos da sua vida. Desconstruir e construir Fernando Pessoa é um propósito, na tentativa de predispor os alunos a um entendimento mais fluído da sua obra literária.
A 1º sessão intitulada “Não sei o que amanhã trará – um passeio sonoro na Lisboa de Fernando Pessoa”, será dinamizada pela realizadora de áudio Sofia Saldanha, na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, na Escola Secundária de Vila Verde.
A 2ª sessão denominada “Que hei-de fazer com esta espada? – Profissão, Sonho e Sobrevivência em Fernando Pessoa”, com dinamização de Manuela Barreto Nunes, Bibliotecária e Coordenadora das Bibliotecas Municipais de Vila Verde está programada para dia 30 de outubro, na Escola Profissional Terra verde.
Para os promotores desta iniciativa, concretizar este projeto em contexto escolar dá amplitude à abrangência do conhecimento e do conceito de aprendizagem não formal, pois a par das aprendizagens curriculares há nas escolas espaço para programas complementares que ajudam a autenticar essas aprendizagens e até mesmo a modificar perspetivas nos alunos.
A Casa do Conhecimento de Vila Verde e a Biblioteca Municipal de Vila Verde pretendem que a sua presença nas escolas se constitua um motor impulsionador, que possa veicular e instigar diferentes formas de entendimento.
Município de Vila Verde, 8.10.2020