Casa do Conhecimento de Vila Verde promove 6ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento
Atualizado em 19/12/2019Realizou-se ontem, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 6ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento, em torno do livro Um amigo para o Inverno
A sessão foi promovida pela Casa do Conhecimento de Boticas, com dinamização de José Carlos Barros, autor do livro em análise.
José Carlos Barros, nasceu no ano de 1963, em Boticas, Vila Real, vivendo atualmente em Vila Nova de Cacela, Algarve. É licenciado em Arquitetura Paisagística, pela Universidade de Évora. Autor de vários livros de poesia Uma Abstração Inútil, Todos os Náufragos, Teoria do Esquecimento, Pequenas Depressões (com Otília Monteiro Fernandes), As Leis do Povoamento e Os Sete Epígonos de Tebas, com o qual venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2009. São, ainda, obras de sua autoria Os Sete Epígonos de Tebas o qual venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2009, O Dia em que o Mar Desapareceu, 2º Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, O Prazer e o Tédio e Um Amigo para o Inverno, finalista em 2012, do Prémio LeYa.
A participação especial do autor foi um marco de excelência, possibilitando uma conversa aprazível entre todos os membros da comunidade de leitores, tendo sido deixado a descoberto pormenores sobre as histórias que motivaram este romance, que tão bem retrata a alma de Boticas. Do autor soube-se, ainda, da sua motivação para a escrita, entendendo-a como “um exercício terrível, em que nos sentamos contra as sombras a procurar palavras que se juntem e formem frases. Na escrita há uma voz que nos chama e nos obriga a escrever. Na escrita há uma inquietação permanente, que eu acho que está subjacente à arte. No fundo, a escrita é um ato criativo, definido pela inquietação e pelo apelo, ao qual não se pode deixar de responder.”
Foi com agrado que esta comunidade de leitores teve a possibilidade de conhecer José Carlos Barros e a sua obra, em específico Um Amigo para Inverno, de leitura bastante aprazível e cuja narrativa se incute de um ritmo próprio, instigando à leitura.
Na Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento, o mês de dezembro foi condimentado com um título apelativo para a época e em perfeita sintonia com os dias frios e chuvosos que se fazem sentir.
Município de Vila Verde, 19.12.2019