Casa do Conhecimento de Vila Verde foi a promotora da 5ª sessão da Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento
Atualizado em 21/11/2019Harmonização entre literatura e pintura enobreceu a 5ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento
Coube à Casa do Conhecimento de Vila Verde, a 20 de novembro, a promoção da 5ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento, uma iniciativa conjunta e partilhada remotamente com as Casas do Conhecimento da Universidade do Minho, polo de Gualtar e de Azurém, de Boticas, de Montalegre e Paredes de Coura e pelas suas comunidades locais de leitores.
Esteve em destaque o livro “Elite”, de Dulce Maria Cardoso
Neste encontro esteve em destaque o livro “Eliete”, de Dulce Maria Cardoso que nasceu em 1964, em Trás-os-Montes e viveu parte da infância em Angola, regressando a Portugal em 1975. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Lisboa. Em 2001, publicou o seu romance de estreia, Campo de Sangue, Grande Prémio Acontece. Desde então publicou os romances Os meus Sentimentos (2005), Prémio da União Europeia para a Literatura, O Chão dos Pardais (2009), prémio Pen Club, e o Retorno (2011). A sua obra está publicada em quinze países e é estudada em diversas universidades. Alguns dos seus contos e romances foram adaptados ao cinema e ao teatro.
Sessão foi dinamizada por Alberto Serra, jornalista cultural
A sessão foi dinamizada por Alberto Serra, jornalista cultural na rádio, televisão e jornais e a sua vasta experiência proporcionou a toda a comunidade de leitores, um esplêndido momento de reflexão da obra e da forma como ela remete o leitor para aspetos que são transversais a muitas vidas normais. Para Alberto Serra, há um sentimento que trespassa todo o romance e que se traduz na palavra solidão, mesmo estando a “Eliete” rodeada pelas redes sociais e aplicações da web. A procura do fim desse sentimento leva-a a uma reflexão profunda sobre diferentes momentos da sua vida e a alterar a sua conduta, vivendo numa intermitência entre o mundo real e o mundo virtual.
Participação especial do artista plástico de Maciel Cardeira
A sessão teve a sua essência aumentada com a participação especial do artista plástico de Maciel Cardeira, que no decorrer da mesma se deixou levar pelo sabor das palavras dos leitores e representou numa tela um conjunto de emoções, que foram sendo descritas como reflexo da leitura do romance. Palavras ditas acompanhadas pelo som das cerdas do pincel a deslizar sobre a tela, mistificaram a cumplicidade gerada entre os leitores.
Na opinião da comunidade de leitores, que chegou a meia centena, este é um livro inquietante e que leva o leitor a um desassossego, fazendo-o refletir sobre o seu percurso de vida, da necessidade ou não de mudar de rumo e de procurar novas emoções.
Em jeito de súmula, pode considerar-se que a harmonização entre literatura e pintura enobreceu esta 5ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento.
Município de Vila Verde, 21.11.2019