Casa do Conhecimento de Vila Verde celebra o mês de entrada do solstício de inverno com o “Dia Mais Curto”
Updated on 16/12/2019A Casa do Conhecimento promoveu, no dia13 de dezembro, duas sessões de curtas-metragens, no âmbito da iniciativa o Dia Mais Curto, numa parceria com a Escola Secundária de Vila Verde, no contexto da Rede de Clubes Casa do Conhecimento. Estas sessões, centraram-se no programa “Curtas do Mundo”, composto por 5 curtas – “O Papagaio”, de Martin Smatana; “Querida Noite”, de Lia Bertels; “Plantar uma Bandeira”, de Bobbie Peers; “A Minha Geração”, de Ludovic Houplain, Presente de Natal, Bogdan Muresanu – às quais assistiram 175 alunos dos Agrupamentos de Escolas e Escolas do concelho.
O Dia Mais Curto é uma iniciativa internacional, comemorada em Portugal pelo 7º ano consecutivo, organizada pela Agência da Curta-Metragem, associada ao Festival de Curtas de Vila do Conde. O evento procura celebrar chegada do inverno ao hemisfério norte, a 21 de dezembro, marcando o solstício de inverno, que torna este dia o dia mais curto do ano e que por analogia foi escolhido para celebrar o cinema no formato de curta-metragem.
As iniciativas do “Dia Mais Curto” decorrem por todo o país, num total de 91 sessões, entre os dias 1 e 21 de dezembro, em 28 localidades : Almada, Amadora, Amarante, Aveiro, Barcelos, Braga, Caxias, Elvas, Faro, Guimarães, Leiria, Lisboa, Lourinhã, Madalena (Ilha do Pico), Maia, Odivelas, Ovar, Porto, Sardoal, Setúbal, Tavira, Tomar, Torres Vedras, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Viseu. Nestas localidades serão exibidos vários programas de curtas-metragens portuguesas e internacionais, dirigidos a todas as idades e públicos.
Por sua vez, esta iniciativa representou também o arranque do Projeto X, um projeto centrado no universo restrito das curtas-metragens, nomeadamente nos seus géneros, nos seus realizadores, nas ações que as promovem, nos prémios nacionais e internacionais, entre muitos outros aspetos. A descoberta deste universo irá permitir entender as curtas-metragens como narrativas alternativas.
O Dia Mais Curto tornou o sexta-feira 13, na Casa do Conhecimento, num dia de visões transversais tanto pelos conteúdos visionados, como pela opiniões formadas.
O divergir do senso comum pode dar origem a inúmeros momentos criativos!
Espera-se que assim tenha acontecido!
Município de Vila Verde, 16.12.2019