CASA DO CONHECIMENTO – 4ª sessão da Comunidade de Leitores Rede de Casas do Conhecimento dedicada ao livro Camilo Broca do autor Mário Cláudio
Updated on 17/10/2019A 4ª sessão da Comunidade de Leitores da Rede Casas do Conhecimento, concretizou-se na tarde de 16 de outubro, na Casa do Conhecimento de Vila Verde.
Uma iniciativa organizada pela Casa do Conhecimento da Universidade do Minho e que conta com a participação das Casas do Conhecimento de Boticas, de Montalegre, de Paredes de Coura e de Vila Verde. É uma ação em torno da leitura e do livro, que procura formar comunidades locais de leitores para em conjunto debaterem as obras propostas ao longo das várias sessões.
A Casa do Conhecimento de Paredes de Coura foi a promotora desta sessão, tendo selecionado o livro Camilo Broca, de Mário Cláudio, escritor por quem têm elevado apreço, dado ter escolhido esta localidade para segunda residência e ter cedido todo o seu arquivo documental ao “Centro Mário Cláudio”, um espaço cultural e de pesquisa de literatura galaico-portuguesa, sediado neste concelho.
Mário Cláudio, pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, nasceu a 6 de novembro de 1941, no Porto, formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e diplomado com o curso de Bibliotecário -Arquivista, pela Faculdade de Letras da mesma Universidade e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres. É autor de uma vasta obra cujos géneros passam, sobretudo, pela ficção, poesia e teatro.
Recebeu inúmeros galardões entre eles, Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Seiva da Literatura, Prémio P.E.N. Clube, Prémio Pessoa, Prémio Vergílio Ferreira, Prémio Eça de Queiroz.
A dinamização da sessão contou com a participação especial do escritor Mário Cláudio, que por sua vez convidou um amigo, José Vieira, para apresentar o seu livro, pois como referiu “ele tem o distanciamento necessário para apresentar o livro, porque não o escreveu e eu tenho a proximidade necessária para o comentar, porque o escrevi!”
O encontro decorreu de forma fluida, com a participação de todas as comunidades, em que o autor teve a generosidade de centrar toda a sessão no público e na obra em questão, lançando desafios e questões que levaram a uma “sentida” reflexão. Na sua conceção, “ler um romance é uma tentativa de evasão daquilo que vivemos e o encontro naquilo que somos”. Confere a cada leitor uma leitura única, no sentido de que “quem lê um livro, reescreve-o ao lado do autor”.
Conseguiu-se nesta sessão um momento de grande cumplicidade entre o autor e os leitores desta Comunidade de Leitores Rede Casas do Conhecimento!
Município de Vila Verde, 17.10.2019