Capela de S. Mamede de Godinhaços requalificada
Atualizado em 17/08/2018A Capela de S. Mamede de Godinhaços foi hoje inaugurada numa cerimónia em que também se assinalou o Dia de S. Mamede.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, do Vice-Presidente da mesma edilidade, Dr. Manuel Lopes, do Presidente da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Sr. Carlos Machado, e do Pároco Pe. Sandro Vasconcelos.
A cerimónia de inauguração da profunda intervenção realizada na Capela de S. Mamede teve início pelas 11h30, depois da Eucaristia celebrada pelo Pe. Sandro Vasconcelos.
Esta obra de reabilitação da capela que se encontrava em avançado estado de degradação resultou de uma parceria que envolveu a Fábrica da Igreja, a Junta de Freguesia da União de Freguesias da Ribeira do Neiva e a Câmara Municipal e contou também com o envolvimento ativo de toda a paróquia na angariação de fundos e nos trabalhos levados a bom porto.
Na preleção efetuada no âmbito desta cerimónia, o Pe. Sandro Vasconcelos referiu que “é uma grande alegria ver todo um povo devoto” e enalteceu o trabalho por todos realizado, assim como o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde e da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, tendo igualmente relevado o empenho dos paroquianos na realização do peditório e na criação de condições para que a obra se concretizasse. O Pe. Sandro Vasconcelos agradeceu ainda a sensibilidade evidenciada pelos presidentes da Câmara e da Junta em relação “à fé do povo” e sublinhou que esta sensibilidade do Município de Vila Verde era notória nas obras de restauro de adros e cemitérios realizadas um pouco por todo o concelho.
O Presidente da Junta da União de Freguesias da Ribeira do Neiva, Sr. Carlos Machado, agradeceu o contributo da Câmara Municipal de Vila Verde e, reportando-se ao esforço coletivo que permitiu a concretização desta requalificação, enfatizou que “as pessoas lutaram para que este passado não caísse” e que “a obra só foi possível com a generosidade de todos”.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, referiu que “as pessoas deram as mãos e transformaram uma ruína numa linda capela.”
Na perspetiva do mesmo Edil, “vale bem a pena preservar tudo aquilo que os nossos antepassados nos deixaram” e “a nossa obrigação é não deixar que o património desapareça.”
O Dr. António Vilela sublinhou que “foi com todo o gosto que o Município de Vila Verde se associou a esta parceria com as entidades e com todas as pessoas que contribuíram para a cooperação que esteve por trás desta obra” e recordou que “os adros das igrejas paroquiais de Vila Verde estão totalmente requalificados graças à força das pessoas, das Comissões Fabriqueiras, dos Párocos, das Juntas de Freguesia e de todos aqueles que ajudam porque sentem orgulho nas suas freguesias e no património das mesmas.”
O Dr. António Vilela aproveitou ainda para dirigir palavras de agradecimento e de reconhecimento aos emigrantes que não esquecem as suas raízes e que regressam às suas freguesias sempre que podem, animando-as e contagiando-as de alegria.
JUNTOS FAZEMOS VILA VERDE!