Canceladas as tradicionais Festividades em honra de Sto. António de Mixões da Serra
Atualizado em 26/05/2020A Confraria de Santo António Mixões da Serra, freguesia de Valdreu, informou que tradicional e secular bênção dos animais, agendada para o dia 07 de junho, assim como as festividades em honra de Sto. António de Mixões da Serra, no dia 13 de junho, foram canceladas.
COMUNICADO DA CONFRARIA
«É com enorme pesar e tristeza, mas com um grande sentido de responsabilidade social, que a Confraria de Santo António de Mixões da Serra, informa que, atendendo ao contexto de contenção da pandemia COVID-19 e de acordo com a normas emanadas pela Direção Geral de Saúde e pela Conferência Episcopal Portuguesa, este ano 2020, pela primeira vez na história, não se realizará a tradicional e secular bênção dos animais, agendada para o dia 07 de junho, assim como as festividades em honra de Sto. António de Mixões da Serra, no dia 13 de junho.
Apesar desta decisão difícil, manter-se-ão as celebrações da Eucaristia, com as devidas precauções e restrições a que neste momento todos estamos obrigados, no dia 07, pelas 15h (dentro do Santuário com transmissão áudio para o exterior) e no dia 13, pelas 11h (Eucaristia campal, no recinto do Santuário.)
Neste sentido, as habituais procissões e toda a programação de animação não se realizarão tendo em conta o ponto n.º10, do comunicado de 2 de Maio da Comissão Episcopal Portuguesa, onde se diz que: “Procissões, festas, concentrações religiosas, acampamentos e outras atividades similares passíveis de forte propagação da epidemia ficarão adiados para o próximo ano pastoral”.
Recomenda-se, ainda, que todas a pessoas que compõem o grupo de elevado risco (Idosos, pessoas com doenças oncológicas, ou outro tipo de doenças) que não façam as suas romarias nestes dias.
Assim sendo, apela-se à compreensão e responsabilidade de todos os peregrinos de Santo António de Mixões da Serra, bem como ao cumprimento das regras adotadas para a circulação dentro do Santuário como forma de proteção no contágio do vírus.
Informa-se, ainda, que a Confraria de Santo António de Mixões da Serra não se responsabiliza, em tempo de pandemia, por eventuais contágios.
Na esperança de que esta decisão é para o bem de todos, pedimos, por intercessão de Santo António de Mixões da Serra, a graça de em 2021 nos voltarmos a reunir neste emblemático Santuário, para darmos continuidade às tradicionais celebrações que marcam a exclusividade destas festividades.»
Município de Vila Verde, 26.5.2020