Câmara Municipal lançou a concurso a empreitada da rede de saneamento da freguesia da Loureira
Atualizado em 16/03/2017A Câmara Municipal de Vila Verde lançou a concurso a empreitada da rede de saneamento da freguesia da Loureira.
O investimento de 365 mil euros (IVA não incluído) vai permitir o reforço da rede de saneamento, indo assim ao encontro de uma das principais prioridades de desenvolvimento desta freguesia vizinha da sede concelhia que apresenta já um considerável cariz urbano.
Em cumprimento do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do território concelhio definido para os próximos anos, a Câmara Municipal de Vila Verde está a dar continuidade ao intenso processo de investimento no alargamento da rede de saneamento básico.
Na verdade, nestes próximos dois anos, Vila Verde, além da aposta na reabilitação urbana, na melhoria da rede viária e na requalificação das margens ribeirinhas, vai prosseguir com um plano de investimentos sem precedentes em infraestruturas que vão fazer chegar a rede de tratamento de águas residuais a mais de 70% das habitações concelhias.
As obras em curso no âmbito do saneamento básico obedecem a um rigoroso planeamento que prevê que, depois de concluído o processo de construção das infraestruturas, se inicie uma outra fase de forte investimento na requalificação das vias de comunicação intervencionadas. Esse é o caso, por exemplo, da via municipal que liga a Ponte Nova, na Loureira, à freguesia da Lage.
Em algumas situações, estão já realizadas as intervenções necessárias para o alargamento das vias de comunicação e, depois de definitivamente instaladas as infraestruturas do saneamento básico, terão lugar as respetivas obras de pavimentação.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde esclarece que “esta grande dinâmica de realização de obras estruturantes para a modernização do concelho obedece a todo um planeamento indispensável para que as intervenções sigam a sua ordem natural e os investimentos sejam feitos com critério.”
O Dr. António Vilela releva também que “o esforço financeiro que está a ser feito e que vai ter continuidade a um ritmo nunca antes visto, só é possível mercê da gestão criteriosa dos recursos do Município que tem vindo a ser feita nos últimos anos e graças à forma empenhada e proativa como os serviços municipais têm preparado as candidaturas a fundos comunitários.”
Na ótica do mesmo Edil, “o alargamento da rede de saneamento é um imperativo do desenvolvimento sustentável que o Município se propõe aprofundar no sentido de preservar a elevada qualidade ambiental ainda existente no concelho de Vila Verde e tendo também em vista a efetiva melhoria das condições de vida da população.”
O Dr. António Vilela enfatiza ainda que “a Câmara Municipal está firmemente determinada em criar todas as condições para que o território do concelho cresça e se desenvolva harmoniosamente, a uma só velocidade, pois só assim é possível qualificá-lo e torná-lo ainda mais atrativo para os atuais residentes e para potenciais novos moradores e investidores.”