Câmara Municipal de Vila Verde avança com a execução da rede de saneamento da Loureira
Atualizado em 22/02/2018A Câmara Municipal de Vila Verde já iniciou as obras de concretização da empreitada da rede de saneamento da freguesia da Loureira.
O investimento superior a 300 mil euros vai permitir atingir uma taxa de cobertura de saneamento básico de cerca de 95% em toda a freguesia, indo ao encontro de uma das grandes prioridades de desenvolvimento da Loureira.
O Município de Vila Verde está, assim, a dar passos decisivos no sentido da concretização do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do território concelhio que tem como principal pilar uma forte aposta no alargamento da rede de tratamento de águas residuais.
O investimento global de sete milhões de euros na rede de saneamento básico vai elevar a taxa de cobertura do município de Vila Verde para cerca de 75%, um valor muito significativo num concelho em que o povoamento é muito disperso e apresenta uma geomorfologia bastante irregular.
Agora que os intercetores já foram todos instalados, segue em bom ritmo a construção das infraestruturas em ordem à ampliação da rede em baixa.
Complementarmente a este elevado volume de obras de alargamento da rede de saneamento básico, iniciar-se-á uma outra fase de amplo investimento na requalificação das vias de comunicação intervencionadas. Nomeadamente na via municipal que liga a Ponte Nova, na Loureira, à freguesia da Lage.
Os trabalhos seguem já em bom ritmo
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e o Presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, realizaram uma visita de acompanhamento dos trabalhos que seguem já em bom ritmo e que, no prazo máximo de um ano, vão conduzir a uma quase universalização do acesso da população local ao basilar serviço de tratamento de águas residuais.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, no local da visita, referiu que “o concelho de Vila Verde, depois de todo o esforço feito para a instalação dos intercetores junto dos principais cursos de água e do trabalho de elaboração e apresentação de candidaturas a fundos comunitários, entra agora em velocidade cruzeiro na execução de obras estruturantes para a efetiva elevação da qualidade de vida da população.”
O Dr. António Vilela releva também que “o saneamento básico é uma das grandes prioridades do processo de desenvolvimento de Vila Verde e, com a concretização dos principais projetos, em grande força já em 2018, o concelho vai atingir uma taxa de cobertura muito próxima dos 75%, o que se revela muito significativo em virtude dos condicionalismos impostos por um povoamento disperso e por um relevo, em certas zonas do território, bastante acidentado.”
Na perspetiva do mesmo Edil, “a meta da sustentabilidade é um grande desígnio municipal que justifica todo o esforço financeiro que a Câmara Municipal de Vila Verde está a fazer para potenciar o equilíbrio ambiental e alavancar o bem-estar e a qualidade de vida de todos os Vilaverdenses.”
O Presidente da Junta de Freguesia da Loureira, Pedro Dias, também se mostrou bastante satisfeito com a realização destas obras estruturantes que vão acrescentar valor à Loureira em matéria de melhoria das condições de vida das famílias e de proteção da qualidade ambiental.