CÂMARA DE VILA VERDE INAUGURA ILUMINAÇÃO DE NATAL ALUSIVA À SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL
Updated on 02/12/2019Desde o final da tarde de sábado que as iluminações de natal já brilham no centro de Vila Verde. Mas, este ano, além de assinalar a quadra festiva, a decoração natalina tem também o propósito de sensibilizar os munícipes para a preservação ambiental.
Além da tradicional árvore de natal e outros típicos adornos, estão dispostas algumas árvores iluminadas de verde, junto ao edifício do Município, assim como várias penduradas nas avenidas principais da vila.
Esta é apenas uma das várias campanhas de sensibilização que a autarquia vilaverdense tem vindo a implementar ao longo dos últimos anos. Desde cedo, uma forte política de educação e sensibilização ambiental tem sido um dos principais objetivos deste executivo.
Desde a celebração da Semana da Floresta Autóctone que envolve toda a comunidade escolar, à comemoração do Dia Mundial da Árvore, às variadas campanhas dedicadas à preservação do ambiente, limpeza de florestas, rios, até às reflorestações ambientais, são várias as iniciativas que o Município de Vila Verde realiza em prol da sensibilização ambiental.
Num plano mais local, o Município continua a apostar na mobilidade sustentável, na deteção e denúncia precoce de focos de poluição, na intransigente luta pela preservação da biodiversidade, no investimento na universalização e incremento da eficiência de serviços básicos. A aposta no ordenamento florestal e na prevenção de incêndios florestais, a requalificação das zonas ribeirinhas e uma permanente atenção à qualidade da água dos cursos naturais de água têm sido algumas das maiores preocupações do executivo municipal.
Adoção de políticas integradas de conservação e valorização do património natural
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, «o desígnio do desenvolvimento sustentável passa, primordialmente, pela adoção de políticas e de comportamentos amigos do ambiente.»
O autarca refere que «uma das nossas propostas para o ano de 2020 é exatamente a valorização do ambiente. É necessário investir na concretização de um plano de mobilidade clicável e pedonal, protegendo os nossos recursos naturais, promovendo e valorizando as áreas de lazer ribeirinhas e de montanha e incrementando medidas de maior eficiência energética na iluminação pública e nos equipamentos municipais»
O Presidente considera ainda que «um dos grandes desafios do nosso tempo, em matéria de política ambiental, passa pela adoção de políticas integradas de conservação e valorização do rico património natural e por uma aposta consistente na educação ambiental, para que as novas gerações reconheçam o elevado potencial das nossas florestas e estejam sensibilizadas para o desenvolvimento de comportamentos e de ações amigas do ambiente natural e facilitadoras do aumento da biodiversidade.»
Consciente do seu papel na defesa do ambiente e na melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, a Câmara Municipal de Vila Verde acredita que as políticas de proteção do meio ambiente levadas a cabo nos últimos anos são uma forma de contribuir para um concelho, um país e, consequentemente, um mundo mais sustentável.
Município de Vila Verde, 02.12.2019
GALERIA FOTOGRÁFICA