Câmara de Vila Verde atribui apoios a 232 alunos do ensino superior
Updated on 05/04/2023Investimento global de 65 mil euros em bolsas para incentivar qualificação e estudantes em condições socioeconómicas mais desfavoráveis
A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou a atribuição de bolsas de estudo a 232 alunos do ensino superior residentes no concelho. Os apoios atribuídos para este ano letivo, de acordo com o regulamento municipal, variam entre 350 euros e mil euros para cada estudante. Em termos globais, o investimento do Município está estimado num total de 65 mil euros.
Sublinhando que a educação constitui “um pilar estratégico fundamental nas políticas de desenvolvimento sustentado do concelho”, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, chama atenção para a importância da intervenção do Município no apoio aos estudantes e às suas famílias, com particular destaque para os que se encontram em condições socioeconómicas mais desfavoráveis.
“Os apoios sociais na área da educação são um instrumento do Município com importância redobrada para a potenciar o desenvolvimento humano e minimizar o impacto das diferenças sociais no acesso à igualdade de oportunidades entre os cidadãos”, assume Júlia Rodrigues Fernandes.
A autarca defende que” a melhoria dos níveis de formação e qualificação da população” se manterá na “primeira linha de prioridades das políticas públicas”, enfatizando “a mais-valia para o desenvolvimento do capital humano, social e económico do território”.
A atribuição das bolsas de estudo é encarada como “uma medida de incentivo à frequência do ensino superior, de molde a capacitar os jovens para os desafios profissionais cada vez mais exigentes e a dotar o território de quadros técnicos essenciais ao desenvolvimento socioeconómico”.
De acordo com o regulamento municipal para atribuição de bolsas a alunos do ensino superior residentes no concelho de Vila Verde, o apoio destina-se a estudantes em condições socioeconómicas mais desfavoráveis.
Além dos estudantes em cursos de licenciatura, as bolsas abrangem alunos que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais (CTSP) e mestrados. As bolsas atribuídas são efetivadas num pagamento único relativo ao letivo em curso.