Bienal Internacional de Arte de Cerveira expõe obras na Biblioteca Municipal de Vila Verde
Atualizado em 01/08/2022Uma iniciativa sob o mote “We must take action”, com principal foco no ambiente
Obras de 20 artistas participantes na XII Bienal Internacional de Arte de Cerveira estão patentes ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde, numa iniciativa sob o mote “We must take action”, com principal foco no ambiente.
A exposição – que resulta de uma seleção dos mais de 100 artistas convidados para esta edição da Bienal de Cerveira – “elogia a pintura sobre diferentes suportes e mimetiza a imagem e as emoções, tendo por base as emergências globais que afetam a população mundial”.
Na abertura do polo expositivo, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, referiu que “é com enorme satisfação” que o Município se associa a este evento da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga da Península Ibérica e que este ano dá particular atenção às questões ambientais.
“Cumpre aos Municípios impulsionar o gosto pela arte nos respetivos concelhos. Integrar a 22º edição da Bienal Internacional de Arte de Cerveira é, sem dúvida, uma enorme janela de oportunidade para os artistas», explicou a autarca.
Helena Mendes Pereira, responsável da Curadoria Da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, sublinhou que «todos os dias temos de combater a descentralização e criar oportunidades em todos os territórios”, contribuindo assim para que “a arte e a cultura existam com qualidade em todo o lado”.
A Bienal Internacional de Arte de Cerveira estabeleceu sempre uma relação programática com outros municípios do Norte de Portugal e da Galiza, expandindo os seus polos de exposição para diferentes geografias. Esta mesma opção prende-se com a afirmação da descentralização cultural e do compromisso de levar a marca da Bienal Internacional de Arte de Cerveira a novos públicos.
A cerimónia de inauguração contou com a atuação do professor Rogério Francisco, da Academia de Música de Vila Verde, seguida de uma visita guiada às obras expostas.
A Exposição está patente ao público na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, até 11 de setembro, de segunda a sexta-feira das 9h30-13h00 e das 14h30-18h30.
Município de Vila Verde, 2022-08-01