‘Bike Amor’: bicicletas elétricas disponíveis para circular em Vila Verde
Updated on 19/02/2025
A Câmara de Vila Verde inaugurou hoje um sistema de bicicletas elétricas partilhadas, na área urbana da sede do concelho. As ‘Bike Amor’ resultam de um projeto para promover a mobilidade sustentável. Mediante inscrição nos serviços municipais, a utilização destas novas bicicletas é livre durante uma hora por dia.
“Esta é uma iniciativa que concilia desporto e ambiente, com o objetivo de promover hábitos de vida mais sustentáveis e saudáveis”, assumiu a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, desafiando à utilização das bicicletas por pessoas de todas as gerações, incluindo moradores, visitantes e turistas.
Na cerimónia na apresentação do sistema, alunas e alunos da Escola Secundária e da Escola Profissional Amar Terra Verde experimentaram as ‘Bike Amor’ para fazerem a ligação entre as estações de carga das bicicletas, situadas nos estabelecimentos escolares, Complexo de Lazer e Loja Interativa de Turismo.
A presidente da Câmara contextualizou o lançamento do projeto em pleno ‘Fevereiro – Mês do Romance’ como oportunidade para reforçar a “abertura ao mundo” de valores cada vez mais essenciais da vida, como o amor, a partilha, a solidariedade, o ambiente e a sustentabilidade.
Á autarca destacou ainda a forte aposta que o Município de Vila Verde tem efetuado no domínio do Turismo de Natureza e nos modos de mobilidade sustentáveis, apontando o investimento nos sete quilómetros da Ecovia do Cávado e nos cerca de 39 quilómetros de trilhos em Aboim da Nóbrega, Gondomar e Valdreu.
Júlia Rodrigues Fernandes apontou à concretização de novos investimentos enquadrados nos fundos do PT2030. Na lista constam novas ecovias, nomeadamente a ligar a Praia do Faial a Cabanelas, e novos trilhos no Vade e rio Neiva, assim como os investimentos nas zonas ribeirinhas e de lazer do concelho.
Numa cerimónia que contou ainda com uma demonstração do Trial Bike Portugal, o presidente da Junta de Vila Verde e Barbudo, José Faria, enalteceu o investimento do Município na nova oferta de mobilidade na área urbana, promovendo simultaneamente a utilização da ecovia concretizada no mandato anterior.
Funcionamento do sistema
O Município investiu cerca de 60 mil euros no sistema das bicicletas partilhadas, incluindo cais e bicicletas. A presidente da Câmara admitiu que a adesão poderá incentivar o alargamento a outras zonas do concelho, destacando a oportunidade para reforçar a potenciação do património natural e dos equipamentos de lazer e turismo no território.
O acesso às ‘Bike Amor’ é disponibilizado mediante dois tipos de modalidade de utilização.
O “utilizador fidelizado” tem de fazer inscrição nos serviços municipais, com pagamento único de 20 euros, que dará direito a usufruir do sistema uma hora por dia, por tempo indeterminado.
O “utilizador não fidelizado” ou ocasional – como turistas – tem de se registar prestando uma caução que é libertada na totalidade logo que faça a devolução da bicicleta no cais, tendo direito a uma utilização de duas horas por dia.