BIBLIOTECA MUNICIPAL PROF. MACHADO VILELA ENVOLVE A COMUNIDADE NO SEU PROJETO
Updated on 23/01/2020“Biblioteca Municipal e a sua Rede mostra os atores sociais na promoção da cultura e abre as portas a todos”
A Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, de Vila Verde, desenvolve um projeto de animação e informação à comunidade que envolve e inclui os cidadãos, consolidando um impacto único na vida cultural dos Vilaverdenses.
É assim que, ao longo das próximas semanas, as atividades de animação resultam de uma colaboração estreita com grupos de jovens e menos jovens, resultando em iniciativas variadas onde pulsa a razão de ser deste serviço: o livro e a leitura, a memória e o património, a criatividade e a inovação – a Cultura, enfim.
Exposição “Aquilino, um rosto, uma obra”
Destaque-se, até ao final desta semana, a exposição “Aquilino, um rosto, uma obra”, que mostra desenhos do Pintor Manuel Casal Aguiar sobre Aquilino Ribeiro, a que se ligam as obras mais significativas deste autor maior e plurifacetado do século XX português. Esta exposição foi pretexto para leituras expressivas do “Romance da Raposa”, destinadas ao público mais jovem, e para duas oficinas de desenho desenvolvidas na Escola Secundária de Vila Verde, despertando os alunos do curso de Artes para a interligação entre o género do retrato e a literatura.
Exposição coletiva “No meu tempo e no deles…”, até 25 de janeiro
Até dia 25 estará também patente a exposição coletiva “No meu tempo e no deles…”, da autoria de três alunos do curso de Belas Artes da Universidade do Porto com ligações estreitas ao Concelho de Vila Verde: estes jovens, Bruna Ferreira, Catarina Marinho e Rodrigo Guimarães, descobriram em conversa que o que os liga a Vila Verde é a ideia de refúgio; juntaram então o seu sentimento sobre os lugares da infância às memórias dos parentes que os viveram ou vivem quotidianamente, e expõem trabalhos em que o multimédia é pretexto para confrontar gerações.
Sexta, 24 de janeiro – Encontro de jovens empreendedores
Amanhã à noite, dia 24 de janeiro, a Biblioteca torna-se palco de um encontro de jovens empreendedores que faz do marketing social o seu modo de vida. O programa destes sonhadores do séc. XXI assenta em três pilares: Educação e Mentoria, Consumo Sustentável e Empreendedorismo: a partir das 21h00 estarão na Sala Prof. Machado Vilela em atividade de sensibilização para um novo olhar sobre o modo de desenvolver um percurso autónomo, com um olhar de esperança, e atendendo a uma forma ecológica e socialmente responsável de viver o mundo.
Sábado, dia 25 de janeiro Workshop “Vencer o autismo”
– Na Biblioteca de Vila Verde, a partir das 10h e até às 19h00, a Ação Social do Município, através do projeto europeu Vencer Autismo, desenvolvido na região do Cávado, organiza uma workshop gratuita destinada a trabalhadores e residentes na região. Espera-se casa cheia para “partilhar técnicas e estratégias de intervenção no autismo com famílias e profissionais que acompanham crianças/jovens com PEA, contribuindo para o máximo desenvolvimento do potencial da criança/jovem”.
Sábado, dia 25 de janeiro Tertúlia“Brincadeiras & Tropelias na Escola do Bom Sucesso”
– Na Biblioteca de Prado – Comendador Sousa Lima, às 15h00, realiza-se mais uma edição das habituais tertúlias da Biblioteca. Intitulado “Brincadeiras & Tropelias na Escola do Bom Sucesso”, este encontro traz memórias de antigos alunos da escola que funcionou, desde finais do séc. XIX, no edifício que é hoje um centro cívico, sendo de esperar que, à conversa tecida pela comunidade e com a comunidade, se juntem fotografias e manuscritos que constituem um património precioso para a memória da Vila de Prado.
Eis como uma Biblioteca e a sua Rede se mostram atores sociais na promoção da cultura, abrindo as portas a todos e a todos transmitindo uma mensagem de conhecimento, harmonia e paz na vida em comum – é desta matéria que se fazem as bibliotecas do séc. XXI.
Município de Vila Verde, 23.01.2020