São 89 presépios elaborados pelas pequenas mãos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, com a ajuda dos familiares e dos professores.
Os requisitos de participação pediam tradição, originalidade, criatividade e a utilização de materiais reutilizados.
O resultado está à vista: verdadeiras obras de arte. Peças de automóvel, pinhas, papelão, plástico, são apenas alguns dos materiais utilizados na confeção destes presépios. Além de amigos do ambiente, estes presépios são únicos e diferenciadores!
O júri composto pelo Arcipreste de Vila Verde, Padre Carlos Lopes, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues, pela Armanda Costa e Solcélia Cerqueira, teve a árdua tarefa de escolher os vencedores desta edição.
Os quatro “especialistas” atribuíram o 1º, 2º e 3º prémios e destacaram, ainda, os dois presépios mais criativos, os dois mais originais e o presépio mais tradicional.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, fez-se acompanhar da Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, aproveitando para apelar aos vilaverdenses a visita a esta exposição «digna de se ver».
Para o autarca «esta iniciativa é uma excelente oportunidade de preservar as tradições e, ao mesmo tempo, promover o tempo de qualidade passado entre filhos, pais, professores e restante família».
«A originalidade destes presépios é incrível. Todos eles mereciam ganhar, pela criatividade, pelo trabalho, pelos materiais utilizados. É importante mantermos este tipo de projetos junto da nossa comunidade escolar.», frisou António Vilela
De referir que a Associação de Pais do Agrupamento de Vila Verde, organizadora deste projeto, se fez representar, nesta inauguração, da Presidente, Ana Almeida.
Esta iniciativa está integrada na programação do Mercado de Natal deste ano e a mostra de presépios estará patente ao público até dia 11 de janeiro!
Parabéns a todos os participantes!
Visite!