BIBLIOTECA DE PRADO ASSINALA 1º ANIVERSÁRIO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Updated on 23/01/2019«Esta data é realmente especial. O balanço que fazemos deste 1º ano de Biblioteca é extremamente positivo»
A Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima, comemora hoje (23 de janeiro) o seu primeiro aniversário.
De forma a assinalar esta data tão especial, foram preparadas algumas atividades que decorreram ao longo do dia.
As comemorações começaram logo de manhã com a visita das crianças da Casa do Povo da Vila de Prado, que tiveram a oportunidade de ouvir “A hora do conto” e cantar os parabéns à Biblioteca, com direito a bolo e a presentes.
Manuela Barreto Nunes – Esta é uma biblioteca inclusiva
Para a coordenadora desta biblioteca, a Bibliotecária Drª Manuela Barreto Nunes «esta data é realmente especial. O balanço que fazemos deste 1º ano de Biblioteca é extremamente positivo. Ao longo deste ano a biblioteca realizou muitas atividades de animação para as crianças da freguesia, que passaram a ter um espaço onde podem ouvir histórias, ler, buscar livros e muitas pessoas mais velhas vêm diariamente trocar duas de conversa, ler os jornais.»
«Fizemos vários lançamentos de livros, tivemos uma belíssima biblioteca de praia, na Praia Fluvial do Faial, entre julho e setembro…entre tantos outros projetos que nos orgulham muito.» referiu a bibliotecária
Para Manuela Barreto Nunes é importante realçar que «esta é uma biblioteca inclusiva que permite a toda a gente o acesso à informação. Este é o lado mais especial deste trabalho.»
Albano Bastos – Era preciso um espaço como este na Vila de Prado
Na perspetiva do Presidente da Junta da Vila de Prado, Dr. Albano Bastos, que também esteve presente na comemoração «esta Biblioteca veio desenvolver bastante a nossa terra. Era preciso um espaço como este na Vila de Prado.»
O autarca realçou «Na era digital que hoje em dia vivemos é muito importante incentivar a leitura (em papel). As Bibliotecas são fundamentais para fomentar o gosto pela leitura, principalmente nos mais jovens. Atrás de um livro vem sempre a vontade de ler outro e uma criança que lê desenvolve-se mais facilmente», sublinhou o autarca
Dispõe de alguns computadores com acesso à internet
De referir que este espaço para além de livros, jornais e revistas, dispõe de alguns computadores com acesso à internet para que a informação esteja acessível a todos, principalmente para quem não possui este tipo de serviços em casa.
Nesta data tão especial destaca-se, ainda, o fantástico trabalho das funcionárias desta Biblioteca, que além de estarem sempre a organizar novas atividades, vão ajudando as pessoas que por lá passam na elaboração de trabalhos de pesquisa, currículos, entre tantas outras maneiras.
Constituindo-se como um dos espaços culturais do concelho, a Biblioteca de Prado Comendador Sousa Lima encontra-se aberta ao público de segunda a sexta-feira e em muitas ocasiões organiza iniciativas ao fim-de-semana.
António Vilela – Trabalho relevante na promoção do livro, da leitura e da escrita
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, embora não tenha estado presente na iniciativa expressou a sua felicidade pelo sucesso deste projeto e considerou que «a biblioteca de Prado tem vindo a desenvolver um trabalho relevante no que se refere à promoção do livro, da leitura e da escrita e alargou o leque de oportunidades aos pradenses e à população do zona sul do concelho, promovendo um acesso a um espólio literário e científico diversificado e enriquecedor.»
O autarca enalteceu o imprescindível papel da biblioteca «na criação de capital cultural, mas também educativo e económico”, e “relevou a importância da familiarização das crianças com os livros, tendo em conta o contributo da leitura para o desenvolvimento de capacidades e competências fundamentais para a vida.»
Município de Vila Verde, 23.1.2019