BÊNÇÃO DOS ANIMAIS EM MIXÕES DA SERRA – Celebrações marcadas pela homenagem ao antigo Padre António Marques
Atualizado em 11/06/2018Mais uma vez cumpriu-se a tradição em Mixões da Serra, Valdreu, com a tradicional bênção dos animais, que apesar da chuva, voltou a atrair milhares de pessoas para venerarem Santo António e assistirem à carismática tradição. Ontem, o largo fronteiriço à igreja foi, mais uma vez, território partilhado por vacas, cavalos, cães e gatos, numa cerimónia ímpar que remonta ao ano de 1916, quando, segundo reza a história, uma grande peste vitimou uma boa parte dos animais da freguesia.
A força da devoção, a fé e especialmente a tradição levaram milhares de fiéis e muitas dezenas de animais ao alto da serra em Valdreu para pedir a proteção de Stº António.
Homenagem ao antigo pároco António Marques
Este ano as celebrações ficaram marcadas pela homenagem ao antigo pároco António Marques, recentemente falecido, e que esteve à frente dos destinos da freguesia durante 46 anos.
«Este lugar que ocupo não é meu. Está vazio. Há uma cadeira vaga, menos um prato na mesa tal como nas nossas casas quando nos falta o pai e a mãe», afirmou o padre Fernando ainda antes da homilia, agradecendo ao saudoso pároco António Marques tudo o que fez pela comunidade. A emotiva homenagem voltou a realizar-se, no final da Eucaristia, desta vez pela voz de um dos membros da Confraria de Santo António de Mixões da Serra.