Bairro de comércio digital atrai comerciantes de Vila Verde para plataforma inovadora
Updated on 09/01/2025Projeto financiado pelo PRR promete reforçar coesão económica, social e territorial
A Câmara Municipal de Vila Verde e a Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH) formalizaram a apresentação do “bairro comercial digital” – um projeto inovador, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e que disponibiliza aos comerciantes uma plataforma online de promoção e comercialização de produtos.
O bairro comercial ‘Vila Verde + Digital’ conta já com a adesão de 120 estabelecimentos, situados em 31 ruas da sede do concelho. Na apresentação da plataforma, a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, manifestou confiança no sucesso da iniciativa, de forma a ser alargada a todo o concelho.
“Este é um projeto desafiante e uma mais-valia, não apenas para o comércio e para a economia local, mas também para a coesão social e territorial”, defendeu Júlia Rodrigues Fernandes, valorizando o impacto da plataforma na afirmação do comércio tradicional no mercado global, dominado pela competitividade.
A funcionar sob o domínio digital “comerciomaisdigital.vilaverde.pt”, o projeto visa “modernizar os negócios locais, proporcionando ferramentas digitais aos comerciantes para aumentar a sua visibilidade, expandir o seu público-alvo e melhorar a experiência do cliente”.
Reúne lojas, serviços e outros negócios locais. Permite criar um ‘marketplace’ e uma app móvel para a promoção dos serviços, implementar uma estratégia de marketing, apoiar a digitalização das empresas, capacitar os comerciantes e prestadores de serviços e proporcionar a acessibilidade e inclusão de todos os visitantes.
Promover a experiência digital do consumo, reforçar a atratividade do ‘Bairro’ (promovendo mais proximidade e fidelização), modernizar os processos de gestão, promover a aquisição de competências digitais e apoiar na conceção e acompanhamento do projeto são os pilares estratégicos associados a esta iniciativa.
Como referiu a presidente da Câmara de Vila Verde, o bairro comercial ‘Vila Verde + Digital’ é um “contributo importante para a estratégia de dinamização económica e social que o Município de Vila Verde tem desenvolvido no concelho, envolvendo diferentes parceiros e assegurando condições para a criação de riqueza, atração de investimentos e valorização de oportunidades para mais e melhor emprego”.
“Vila Verde é um concelho que se diferencia pela capacidade de aliar a sua identidade e as suas tradições à inovação e modernização, enquanto estratégia de desenvolvimento sustentado e afirmação do território, num contexto global de grandes desafios e competitividade”, destacou ainda presidente da Câmara.
Perante comerciantes e parceiros do projeto, a apresentação do ‘bairro comercial digital de Vila Verde’ contou com a participação do vice-presidente da autarquia, Manuel Lopes, do gestor do programa, Paulo Gomes, e da representante da empresa parceira na candidatura ‘Guedes Corrente’, Vera Guedes.
O presidente da AEVH; José Manuel Lopes, vincou a aposta num projeto que considera ser de grande relevância para “ajudar a alavancar a atividade comercial e a dinamização empresarial no concelho”. Confiante na adesão dos comerciantes, o líder empresarial reconheceu que esta “é uma oportunidade única, tendo em conta o mercado e a sociedade, porque o digital é a realidade no presente e no futuro”.
No encerramento da apresentação, Júlia Rodrigues Fernandes contextualizou o Bairro Comercial ‘Vila Verde + Digital’ como “importante contributo para a estratégia de dinamização económica e social que o Município de Vila Verde tem desenvolvido no concelho, envolvendo diferentes parceiros e assegurando condições para a criação de riqueza, atração de investimentos e valorização de oportunidades para mais e melhor emprego”.