“Bagos de Amor” na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde
Updated on 26/10/2022Utentes da APPACDM criaram obra artística inspirada nos Lenços de Namorados e alusiva à época das colheitas
“Bagos de Amor” é uma obra artística da autoria dos utentes do complexo de atividades ocupacionais da APPACDM em Vila Verde, que se inspiraram nos Lenços de Namorados para expressar o encanto pela época das colheitas e pelo outono. A obra pode ser apreciada na Loja Interativa de Turismo de Vila Verde.
Na abertura da exposição, a presidente da Câmara Municipal, Júlia Rodrigues Fernandes, enalteceu o envolvimento entusiasta das pessoas com deficiência na arte, vincando o impacto dos trabalhos artísticos e do seu reconhecimento público enquanto “instrumento terapêutico de inclusão e educação”.
A obra foi apresentada como “uma homenagem aos lenços dos namorados”, que recorre ao cacho de uvas para contextualizar a época das colheitas e do outono, abrindo espaço à poesia e às marcas da identidade do concelho de Vila Verde.
Na leitura artística do trabalho, sobressai a ampliação do cacho de uvas a “uma proporção não convencional”, por forma a “colocar no seio das suas parras apontamentos de Amor em desenhos que reportam a bordados coloridos tão característicos como um grito de louvor”, permitindo “transformar num objeto artístico aquilo que à partida é banal e comum”.
Aproveitando a diversidade de recursos humanos e materiais disponíveis na comunidade em que estão inseridos, os criadores têm a oportunidade de vivenciar um maior número de experiências em arte integrando aspetos lúdicos e de prazer que se vivenciam durante a atividade artística.
Como explicam os responsáveis da APPACDM na apresentação do trabalho, esta capacitação e desenvolvimento das competências pela arte permite melhorar a autoestima, a perceção do mundo, assim como, a integração social e o conhecimento em si mesmo.
Justificando a iniciativa de partilhar com a comunidade “esta abordagem ao Amor”, a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga assume a missão de “fazer-se presente na vida da comunidade, dar visibilidade à pessoa com deficiência intelectual e incapacidade”.
Município de Vila Verde, 2022-10-26