Arte sai em rua em Vila Verde
Atualizado em 06/06/2023Programa proporciona sábado cheio de espetáculos ao ar livre na sede do concelho
Este sábado, Vila Verde transforma-se num palco aberto e ao ar livre para expressões de arte. Durante todo o dia, diversos espetáculos vão ter lugar em diferentes espaços da sede do concelho, juntando alunos e professores dos estabelecimentos escolares do concelho.
O primeiro “Encontro Vila Verde (in) Artes – A Arte sai à rua” envolve dezenas de jovens e docentes, numa iniciativa organizada pelo Município e que procura contribuir para o desenvolvimento da criatividade e promover a diversidade e a produção artística.
O programa abre às 09h00, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela, onde ao longo de toda a amanhã a comissão municipal do Plano Nacional de Artes (PNA), o Centro de Formação do Alto Cávado e o Município de Vila Verde apresentarão o “Projeto Cultural de Escola – ACD”.
Às 10h00, na Praça de Lohmar, a Academia de Música de Vila Verde e a Escola Secundária juntam-se para o Concerto da Primavera e a “Performance Mesa de Arno Stern – Democracia da Pintura”
Às 15h00, proceder-se-á abertura de várias exposições: “Livros de formatos inusitados”, “Bonecos para teatro de papel”, “Vamos (re)pensar os estereótipos?”, “Identidade, tradição, cultura e arte”. O evento decorrerá na Biblioteca Municipal, numa organização que junta os agrupamentos de escolas de Prado e de Vila Verde.
Entre as 15h30 e as 17h00, a Escola Secundária proporcionará uma mostra de curtas do Projeto Artista Residente, que inclui a visualização do filme “Régie”, com realização de Inês Lago e João Ventura.
Na Praça de Santo António, a tarde de sábado será animada com vários espetáculos. A sessão “A arte sai à rua” conta com “Performance Poética”, pelo Agrupamento de Escolas de Prado, com “Intervenção artística ‘Silhuetas com arte’, pelo Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva, com “Arte coletiva e Pinturas faciais”, pela Escola Profissional Amar Terra Verde, e com “Leandro, Rei da Helíria”, pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde.
Haverá ainda espaço para o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva levar ao palco “Canções do tempo dos avós”.
Apresentação do livro “Matas-me tantas vezes”
O programa cultural deste sábado culmina, à noite, com a apresentação do livro “Matas-me tantas vezes”, do escritor e artista plástico vilaverdense Aires Fumega.
A sessão terá lugar a partir das 21h00, na Biblioteca Municipal Prof. Machado Vilela.
Da sessão, que contará com a presença da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, consta também a inauguração da exposição “Mosaico” e um momento musical com Jorge Chorão.
O 1º “Encontro Vila Verde (in) Artes – A Arte sai à rua” foi criado com o objetivo de incentivar a construção de ações conjuntas e enriquecedoras entre as escolas e a comunidade educativa, “fomentando a união, a discussão e a reflexão de temáticas ligadas à educação artística”.
Além de promover as artes como forma de expressão individual e coletiva, o evento é também marcado pelo encontro com o património cultural material e imaterial de Vila Verde e toda a sua diversidade e identidade cultural.