Apresentação do Livro “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)” para homenagear e evocar todos os combatentes que estiveram no palco da guerra
Updated on 11/11/2017A Biblioteca Prof. Machado Vilela acolheu esta sexta-feira, 10 de novembro, a apresentação pública do livro “Vilaverdenses na 1ª Grande Guerra (1914-1918)”, da autoria de Albino Penteado Neiva. Esta iniciativa insere-se no âmbito das cerimónias de evocação 1º Centenário da Grande Guerra, promovidas pela Câmara Municipal de Vila Verde em parceria com o Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, onde são homenageados e evocados todos os militares vilaverdenses que estiveram no palco da guerra entre 1914-1918
O Eurodeputado, Engº José Manuela Fernandes, fez a apresentação da obra, e destacou que «este livro homenageia os 396 vilaverdenses, oriundos de diversas freguesias do concelho, que partiram para o combate em Flandres, Moçambique e Angola. É uma obra que evoca todos aqueles que largaram a enxada e o arado e, sem muita preparação, foram lançados para a guerra», frisou.
Este livro é muito importante para reconhecer o esforço e dedicação de tantos soldados portugueses, entre os quais perto de 400 soldados vilaverdenses, que combateram na 1ª Grande Guerra, entre 1914 a 1918. Do total de combatentes provenientes do concelho de Vila Verde, 61 morreram a combater na I Guerra Mundial, que terminou há 99 anos.
A apresentação da obra teve animação musical a cargo da Verde Tuna dos Funcionários do Município de Vila Verde. Um dos temas interpretados foi a “Canção da Brigada do Minho”, escrita em 1917, em palco de Guerra.
A Biblioteca Prof. Machado Vilela tem também patente ao público uma exposição relacionada com a I Guerra Mundial, com muitos artigos cedidos por Penteado Neiva.