APRESENTAÇÃO DO LIVRO “André Soares em Vila Verde” – André Soares nasceu em Parada de Barbudo no concelho de Vila Verde
Updated on 25/10/2016No âmbito das Comemorações do 161º Aniversário da Fundação do Concelho de Vila Verde, que se assinalou ontem, 24 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, teve lugar a apresentação do livro “André Soares em Vila Verde”, da autoria de Eduardo Pires de Oliveira.
A vereadora da Educação, Cultura e Ação Social, Dr.ª Júlia Fernandes, iniciou a sessão onde falou sobre a importância deste livro, salientando que André Soares teve raízes no concelho de Vila Verde, nasceu em Parada de Barbudo. Seu pai, João Soares da Silva, era natural desta freguesia. E seus avós paternos também. Só por esse facto a História de Arte portuguesa já fica devedora de Vila Verde. Só por esse facto, o nome de Vila Verde já merece figurar no livro maior da arte portuguesa.
A apresentação do livro esteve ao cargo do Engº Luís Macedo, Secretário-executivo da CIM-Cávado, onde teceu elogios à obra e ao investigador, autor de mais de 150 publicações, e por este brilhante trabalho de investigação que foca, especificamente, o rococó de André Soares em Vila Verde.
O autor do livro Doutor Eduardo Pires de Oliveira salientou na sua intervenção que “…não se confina apenas a esse laço de sangue a relação do grande Mestre André Soares com este concelho. Há aqui pelo menos duas obras que saíram das suas mãos: o retábulo-mor da igreja paroquial do Pico de Regalados e o retábulo da capela de Santa Rita de Cácia, da casa dos Barbosas, na freguesia de Arcozelo. São duas obras magníficas, curiosamente, ambas dos finais da sua vida. Magníficas pelo desenho saído da arte do Mestre, magníficas também por terem sido muito bem passadas à madeira por entalhadores de nome hoje desconhecido, mas excelentes.”
O autor e investigador desta obra referiu que “já foram vários os livros publicados sobre André Soares, mas não há nenhum livro sobre a obra de André Soares num concelho ou numa freguesia editado pela própria autarquia, seja câmara ou junta. Por isso o Município de Vila Verde é pioneiro nesta área ao apoiar uma publicação sobre a arte do mestre André Soares no concelho de Vila Verde.”