Apresentação da 2ª edição do programa “Viver a adolescência em família”
Updated on 23/01/2017No dia 26 de janeiro, às 18h00, no auditório da Escola Secundária de Vila Verde, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde, a Escola Secundária de Vila Verde (ESVV) e o Instituto de Educação da Universidade do Minho (IEUM) apresentam a 2ª edição do programa Psicoeducativo de apoio à promoção da convivência familiar “Viver a Adolescência em Família”. O objetivo é a apresentação do programa, esclarecimento de dúvidas, assim como proceder à abertura de novas inscrições, estando estas a decorrer de 2 a 28 de janeiro, para pais/mães com filhos de idades compreendidas entre 9 e os 18 anos.
O Município de Vila Verde, a União de Freguesias de Vila Verde e Barbudo e a Junta de Freguesia de Moure, constituem-se como colaboradores estratégicos ao dar um apoio material e logístico fundamental para a implementação do programa.
O programa será desenvolvido ao longo de 20 sessões, uma vez por semana com duração de 90 minutos. Nas sessões dinamizadas pela professora Beatriz Santos da CPCJ e pela psicóloga Susana Gomes da ESVV, ambas com formação especializada na implementação do programa, criar-se-á um ambiente propício à partilha de experiências e à reflexão, proporcionando aos pais uma oportunidade para melhorar as suas competências parentais e fortalecer as relações com os seus filhos.
O programa visa ainda o fornecimento de estratégias que melhorem a convivência familiar e promovam o entendimento mútuo, facilitar a compreensão das mudanças mais importantes na transição para a adolescência, a promoção de estilos de vida saudáveis, a consciencialização sobre o seu papel parental regulador no uso das novas tecnologias de informação e comunicação e a promoção da relação família-escola, a motivação e o sucesso escolar.
Da avaliação da implementação do programa, desenvolvida pela IEUM, observou-se um acompanhamento mais adequado do percurso educativo dos filhos, com repercussões que se evidenciam no sucesso e na melhoria dos resultados escolares. Os participantes consideraram que “Foi muito importante a partilha entre os intervenientes, entender a importância dos principais pilares para o desenvolvimento saudável e equilibrado dos nossos filhos, crescermos como pais e educadores, mas também como indivíduos”. Verificou-se também que os pais já tentavam dialogar e negociar mais com os filhos, utilizando um estilo comunicacional mais assertivo. Por estas razões, considerou-se pertinente replicar o programa, dando a oportunidade a outros pais do seu usufruto, tendo em vista uma parentalidade positiva.