Alunos de turma PIEF participam em ação de reflorestação em Cervães
Atualizado em 24/11/2020Iniciativa está integrada no projeto internacional “Climate Project”
No âmbito da comemoração do Dia da Floresta Autóctone, os alunos do PIEF (Programa Integrado de Educação e Formação) da Escola Básica de Prado, participaram numa Ação de Reflorestação no Alto da Leiroinha, na freguesia de Cervães.
Esta iniciativa está integrada no “Climate Action Project”, resultante de uma colaboração entre a World Wide Fund e a NASA, onde alunos de 107 países “criam” soluções para travar as alterações climáticas.
A iniciativa foi representada pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes, pelo Presidente da Junta da Freguesia de Cervães, Hélder Forte, pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, Luís Martins e pelos Professores e Psicóloga responsáveis pelo projeto.
Júlia Fernandes afirma que «este tipo de iniciativas só faz sentido quando são feitas em conjunto e quando remamos todos na mesma direção. Hoje, todos juntos, contribuímos para o aumento da nossa mancha florestal e minimizamos os efeitos dos incêndios que aconteceram durante o verão. Fez todo o sentido juntar este projeto internacional às nossas iniciativas da comemoração da Floresta Autóctone».
Esta atividade contou com a preciosa ajuda da Equipa Municipal de Intervenção Florestal, que prestou auxílio aos participantes no momento de plantar as árvores, explicando-lhes os procedimentos a ter em conta na plantação das espécies.
De referir que esta foi a última atividade da Semana da Floresta Autóctone deste ano, projeto que mostrou, uma vez mais, ser um verdadeiro sucesso e uma excelente forma de sensibilizar a comunidade escolar e a população para a importância da preservação de espécies autóctones no nosso concelho.
Município de Vila Verde, 23.11.2020