ABRIL MÊS DA PREVENÇÃO AOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA E JUVENTUDE – Guardas da GNR e crianças distribuem “Calendário dos Afetos” junto da comunidade local
Atualizado em 04/04/2018O Município e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde (CPCJ) associam-se à Campanha Nacional “Laço Azul”, que assinala abril como o mês da Prevenção dos maus tratos na infância e juventude, em todo o território nacional e internacional.
Ontem, 3 de abril, os guardas da GNR de Vila Verde acompanhados por várias crianças distribuiram na sede do concelho o “Calendário dos Afetos”, o qual foi desenvolvido pela Escola Secundária de Vila Verde e sugere uma atividade para os pais ou outros familiares realizarem com as crianças. Tratam-se de ações simples, como ler um livro, fazer um piquenique ou até o coordenar uma caça ao tesouro em casa, onde o objetivo é mostrar às crianças a importância do seu papel na sociedade e desenvolver uma relação saudável e dinâmica no seio familiar.
Além desta atividade, e para que todos possamos mostrar a nossa indignação face a todo o tipo de maus-tratos infligidos a crianças, num ato simbólico, DESAFIAMO-LO A SI a colocar o seu pequeno laço azul no placard colocado para o efeito nas proximidades dos jardins em frente à Câmara Municipal.
Refira-se que as IPSS’s, as Juntas de Freguesia, o Comércio local, a Unidade de Cuidados à Comunidade, a Rede Social e todas as Escolas do concelho, uniram-se a esta iniciativa e comprometeram-se a realizar várias ações para promover esta causa. Assim, durante todo o mês, existirão várias atividades de sensibilização ao tema.
O plano local de prevenção para esta temática foi designado “Projeto Vila Verde Azul” e como tal, a CPCJ apela aos cidadãos vilaverdenses a participarem nesta e nas restantes atividades, para que todos possamos promover a proteção das crianças.