Abastecimento público de água na UF Carreiras S. Miguel e Carreiras S. Tiago
Atualizado em 19/02/2018Câmara investe em novas infraestruturas e equipamentos
A Câmara Municipal de Vila Verde aprovou na reunião de hoje, 19 de fevereiro, a proposta de cedência ao Município de Vila Verde de água resultante de uma nascente, no lugar da Pedreira, Carreiras S. Tiago, na União de Freguesias de Carreiras S. Miguel e Carreiras S. Tiago.
Depois de aprovada esta cedência do usufruto de um bem de nuclear importância que permitirá aumentar o bem-estar da população de alguns lugares daquela União de Freguesias, a Câmara Municipal vai dar mais um passo significativo para fazer chegar, nas melhores condições, o serviço público de abastecimento de água a um número significativo de habitações.
De facto, a fase seguinte será o investimento na otimização das condições de acesso a esta fonte de água de excelente qualidade e na construção de umreservatório com sistema de tratamento, com a capacidade de 50m3.
A rede de abastecimento público de água, no concelho de Vila Verde, atingiu já uma taxa superiora 90% e a Câmara Municipal continua ainvestir no alargamento e na melhoria deste serviço, criando também sistemas locais de captação de água que concorram para que, mesmo nos momentos de maior escassez deste bem essencial, os Vilaverdenses tenham acesso a este serviço de forma ininterrupta.
O trabalho de planeamento e de sistemática aposta na prevenção ditou, por exemplo, que no pretérito verão e nesse alargado período de seca severa, o abastecimento de água tivesse ocorrido dentro da normalidade em todo o território concelhio.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, refere que “é imperioso continuar a investir no progressivo alargamento e na melhoria sistemática da rede de abastecimento público de água, pois esta é uma condição essencial para elevar a qualidade de vida dos Vilaverdenses e tornar o território concelhio ainda mais atrativo para novos residentes.”
O Dr. António Vilela sublinha ainda que “o abastecimento público de água e o saneamento básico são dois setores prioritários para o desenvolvimento sustentável de Vila Verde, razão pela qual está já a avançar em bom ritmo a concretização de um amplo plano de obras públicas que vão fazer chegar estes serviços nas melhores condições a um número crescente de habitações em todo o território do concelho de Vila Verde.”