Aluna de Vila Verde premiada no 1º Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado
Atualizado em 10/05/2024Aluna Sofia Novais, do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, é uma das vencedoras na categoria do 2.º ciclo
Decorreu ontem, no pequeno auditório do Fórum Braga, a primeira edição do Concurso Intermunicipal de Leitura do Cávado. Um concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado e pela Rede de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA), em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) e com as Redes Interconcelhias de Bibliotecas Públicas e Escolares. A organização desta 1ª edição foi entregue ao Município de Braga, através da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Trata-se uma iniciativa dirigida a todas as crianças e jovens dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos estabelecimentos de ensino da rede pública dos seis Municípios que compõem a CIM Cávado – Amares, Braga, Barcelos, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Com o tema ‘Escrita Literária sobre o 25 de Abril e a Liberdade’, esta iniciativa surge no âmbito do trabalho colaborativo desenvolvido pela RIBCA, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade de estimular nas crianças e jovens hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral.
Nesta iniciativa estiveram presentes 96 alunos, do Primeiro Ciclo ao Ensino Secundário, que prestaram provas sobre as obras selecionadas: “O tesouro”, de Manuel António Pina (1º Ciclo), “A escola e os cravos”, de Luísa Lobão Moniz (2º Ciclo), “Vinte e Zinco”, de Mia Couto (3º ciclo) e “À procura da manhã clara”, de Ana Cristina Silva (Secundário), tendo sido premiados 12 alunos dos quatro níveis de escolaridade.
Vencedores do 1° Ciclo
1° lugar – Alexandre Afonso Dias, Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga
2° lugar – Pedro Cerqueira Lameirão, Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, Braga
3° lugar – Francisco Faria Couto, Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes, Barcelos
Vencedores do 2° Ciclo
1° lugar – Joana Maria Rodrigues, Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Esposende
2° lugar – Mariana Freitas Passos, AE Escolas de Fragoso, Barcelos
3° lugar – Sofia Novais, Agrupamento de Escolas de Vila Verde
Vencedores do 3° Ciclo
1° lugar – Tiago Miguel Araújo, Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, Braga
2° lugar – Eva Gonçalves de Sousa, Agrupamento de Escolas Braga Oeste, Braga/Barcelos
3° lugar – Afonso da Silva Coelho, Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos
Vencedores do Secundário
1° lugar – Mafalda Eiras, Escola Secundária Henrique Medina, Esposende
2° lugar – Ana Luísa Araújo Soares, Agrupamento de Escolas de Maximinos, Braga
3° lugar – Filipa Maria Fonseca Guimarães, Escola Básica e Secundária de Vale D’Este, Viatodos, Barcelos
Os Júris deste Concurso foram constituidos pelos seguintes elementos: Fernanda Leopoldina Viana (Professora universitária aposentada, investigadora), Fernando Azevedo (Professor universitário e Vice-Presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho), Luísa Lobão Moniz (escritora); Cândido Martins (Professor universitário da Universidade Católica Portuguesa de Braga), Luísa Magalhães (Professora universitária da Universidade Católica Portuguesa de Braga) e José Moreira da Silva (Professor universitário aposentado, escritor e editor).
Esta iniciativa contou com a presença do Senhor Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Cávado e Presidente do Município de Braga, Ricardo Rio, que sublinhou a importância que a leitura tem “na formação dos nossos cidadãos, particularmente dos jovens”, e o seu poder transformador para o seu próprio futuro e do futuro dos territórios.