Moda em linho e algodão conquistou Gala Namorar Portugal
Atualizado em 16/02/2024Desfile inspirado no Lenço de Namorados de Vila Verde na noite mais romântica do ano
Numa noite de muito glamour e grande criatividade, a Gala Namorar Portugal distinguiu um coordenado em linho e algodão, com bordado inspirado no Lenço de Namorados, como o vencedor XX Concurso Internacional de Criadores de Moda de Vila Verde.
Sob a apresentação de Iva Lamarão e a música de Rita Guerra, acompanhada pela orquestra Viv’Arte, desfilaram na noite de S. Valentim 68 criações propostas por escolas e criadores de todo o país e de países como Espanha e Hungria. Na passerelle deslumbraram ainda criações de estilistas consagrados, como Anabela Baldaque, Diogo Freitas e Nuno Gama.
“É impressionante a criatividade e a inovação que podemos contemplar nestas propostas de moda, sempre inspirada no Lenço de Namorados, uma tradição que Vila Verde tão bem transporta para a modernidade”, enalteceu a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes.
A criação de um grupo de formandos do CEARTE Coimbra e orientado pelo artesão Fernando Rei foi o vencedor da noite. O grupo é constituído por formandos de tecelagem de diferentes concelhos do Minho. “Cada um, com trabalhos específicos de tecelagem e bordado, participou na construção do coordenado, com inspiração também na cultura nas lisonjas africanas de Cabo Verde e Guiné-Bissau”, explicou Fernando Rei.
O concurso contou com a participação de 16 escolas de moda e participações individuais. Pelo palco passaram dezenas de manequins, entre os quais Liliana Santos, Luisinha Oliveira, Ana Andrade e Rodrigo Paganelli.
O júri foi composto pelos estilistas Elsa Barreto e Rafael Freitas, pela investigadora e designer Sylvie Castro, pelo empresário Abel Gonçalves e pela professora universitária Maria José Abreu.
PRÉMIOS
1º Prémio (Município Vila Verde): Coordenado 32 – Formandos do curso de Tecelagem do CEART Coimbra, orientado por Fernando Rei (Ana Cecília Ribeiro, Ana Paula Gomes, Armindo Jorge Lobo, Carlos Manuel Sousa, Elisabete Berto, Francisco Manuel Araújo, Isabel Cristina Câmara, Johanna Agatha Cunha, Margarida Gomes Vieira, Maria de Fátima Costa, Maria do Sameiro Peixoto, Maria Júlia Fernandes Leitão da Rocha, Maria Luísa Rocha, Victor Manuel Folhento).
2º Prémio (Caixa de Crédito Agrícola): Coordenado 16 – Valeriia Serdiukova (individual)
3º Prémio (Associação Empresarial de Braga): Coordenado 40 – Escola Secundária de Vila Verde (Letícia Ramazzini, Ana Carolina, Luana Dias, Isadora Teixeira, Gabriela)
Prémio Jovem Revelação (IPDJ Juventude): Coordenado 25: Casa Pia de Lisboa (Maria Ermolino e Viktoria Irybuschuck)
Prémio Público (IBG – International Business Group) : Coordenado 15 – Orlando Ventura (individual)
Prémio Impacto Visual (Fotofelicidade): Coordenado 64 – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Luana Bergamini Ferreira e Luana Ferreira Fernandes)
Prémio Stock Car: Coordenado 57 – Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Filipa Oliveira, Beatriz Pereira, Beatriz Lopes, Gonçalo Martins, Inês Areia, Joana Costa, Letícia Coutinho, Mariana Lopes, Mariana Simões e Teresa Pereira)
Prémio Delta Cafés (coordenado 1): Ana Cecília Ribeiro, Isabel Cristina Câmara e Elisabete Alexandra Bento (individual)