Vila Verde, Amares e Terras de Bouro unidos na promoção da Saúde Mental
Atualizado em 23/10/2023I Fórum Intermunicipal para a Promoção da Saúde Mental do Vale do Homem
Os municípios de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro reuniram esforços e promoveram, no dia 18 de outubro, o I Fórum Intermunicipal para a Promoção da Saúde Mental. O evento decorreu em Amares, tendo contado com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).
Com oradores de referência e painéis dirigidos a distintos públicos, este encontro colocou em cima da mesa várias perspetivas científicas e técnicas sobre a saúde mental, bem como promoveu a reflexão para as problemáticas associadas a esta temática e a literacia da população em geral.
A sessão de abertura ficou a cargo dos presidentes das Câmaras de Amares, Manuel Moreira, de Vila Verde, Júlia Fernandes, e de Terras de Bouro, Manuel Tibo, assim como do presidente da Delegação do Norte da OPP, Eduardo Carqueja. Os autarcas foram unânimes no reconhecimento da importância da temática.
Manuel Moreira reforçou a importância do trabalho em parceria dos três municípios, designadamente ao nível do apoio e disponibilização de estruturas e serviços para a população, com vista a prevenir a doença e promover a saúde mental, designadamente o Gabinete de Apoio à Vítima.
Para 2024 está agendada a segunda edição deste Fórum sobre a saúde mental, que decorrerá no Município de Terras de Bouro, enquanto a terceira edição, em 2025, terá lugar no concelho de Vila Verde. Recorde-se que no mês de outubro se celebra o dia Internacional da Saúde Mental.
Programa abordou saúde mental desde a infância até à idade adulta
Ao longo do programa desta primeira edição, os trabalhos do Fórum incidiram sobre a saúde mental nas várias etapas da vida.
O primeiro painel foi dedicado à “Saúde Mental na Infância e na Adolescência” e contou com as intervenções de Marlene Sousa, da ProChild CoLAB e Teresa Freire e Bruna Barbosa, da APSI – Universidade do Minho.
Seguiu-se a conferência “Campanha Ponto Final à Pobreza”, proferida por Tiago Pereira, da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
O segundo painel debruçou-se sobre a “Saúde Mental na Idade Adulta e na 3ª Idade” e ficou a cargo de Rui Gomes, Universidade do Minho, que refletiu sobra “A saúde ocupacional no trabalho”, e Eduardo Pereira, do Centro Hospitalar Universitário Santo António, que lançou o tema “A saúde mental na 3ª idade”.
A sessão de encerramento coube à vice-presidente da Câmara de Amares, Cidália Abreu, que sublinhou a pertinência e qualidade das intervenções, que se constituíram como um importante momento de aprendizagem e partilha.
Município de Vila Verde, 2023-10-19