Skip to main content

À PROCURA DOS MELHORES JOVENS CHEF’S DO MINHO

Atualizado em 19/10/2023
MYCA23

De 23 a 27 de outubro – O MYCA visa valorizar não só o trabalho realizado nas escolas profissionais como as raízes gastronómicas locais

A 6ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA) decorre de 23 a 27 de outubro, em Vila Verde, e visa eleger os melhores jovens Chef’s do Minho em três grandes categorias: Chef de Cozinha, Chef de Pastelaria e Chef de Sala & Bar. Os participantes deverão ter por base, nos seus pratos, a inovação aliada à cozinha tradicional e produtos locais, e no serviço de sala/bar procura-se que seja valorizada e exponenciada a experiência gastronómica na região.

Este projeto é promovido pelo Consórcio Minho Inovação, constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, em parceria com o município de Vila Verde, esta iniciativa pretende promover a identidade gastronómica da região juntos dos jovens estudantes, assim como das escolas de hotelaria/restauração/bar, incentivando à inovação gastronómica, utilizando por base a cozinha tradicional minhota e produtos locais.

Rafael Amorim, Primeiro Secretario do SEI da CIM Cavado salienta “dado que a gastronomia é cada vez mais um serviço diferenciador para as regiões e uma forma de promover o desenvolvimento regional, o Consórcio Minho Inovação está empenhado em valorizar o perfil de produção e da diversidade dos produtos locais através desta iniciativa”.

Já para Júlia Fernandes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde: “para nós, uma iniciativa como o Myca, é um exemplo de eventos do que se podem fazer no âmbito de uma promoção conjunta de uma região, que envolve não só entidades oficiais como agentes regionais de diversas áreas”. Salienta ainda que: “a oportunidade para os nossos jovens estarem em contato direto com os produtos locais, perceberem e sentirem as tradições locais, é uma oportunidade única para eles e para nós que teremos embaixadores únicos a zelar pelo que de melhor temos e fazemos na região.”

No MYCA podem participar alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 26 anos, que frequentem um curso de artes culinárias de nível III, IV e V em regime integral ou que tenham concluído a sua formação no ano letivo anterior à iniciativa.

Nas meias-finais deste ano participam cerca de 15 escolas da região minhota e a grande final do dia 27, que decorrerá das 8h30 às 18h, no Centro de Promoção Gastronómica e Ciências Gastronómicas de Vila Verde, estarão nove alunos, três representativos de cada categoria – Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar.

O júri do MYCA 2023 tem como presidente o Chef Diogo Novais, atualmente Chef no restaurante de família Porinhos, e que é acompanhado por Miguel Meireles, Escanção e fundador do Wine CAB; por Bruna Lazzari, finalista do curso superior de tecnologia em gastronomia da IFSC campus Florianopolis do Brasil; pelos vencedores da edição do ano passado Miguel Barbosa, da Escola Amar Terra Verde; Francisco Ferreira, da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e Filipe Castro, da Escola Profissional de Esposende; por Rui Miguel Graça jornalista e diretor da Rádio Antena Minho, Filipe Macieira, CEO da Cerveja Letra e, ainda, por Lourdes Carvalho, da Academia Barista da Nestlé. Os vencedores das categorias Cozinha e Sala e Bar, para além do troféu e todo o saber e experiência que adquiriam ao longo destes dias, terão acesso a um estágio profissional.

O MYCA é um concurso que pretende elevar o prestígio destas profissões, que são a chave do sucesso do mundo da restauração e hotelaria, mas que procura, acima de tudo, tornar a formação nestas áreas cada vez mais atrativas nas camadas jovens.